Igreja Batista Getsemâni

Pó de calcário coloca vida de moradores de Nobres em risco

Autoridades pretendem iniciar uma discussão para que as empresas sejam obrigadas a instalar filtros

Helena Corezomaé
redacaomuvuca@gmail.com

WhatsApp Image 2019-06-08 at 20.10.00.jpeg

 

Autoridades do município de Nobres (a 121 quilômetros de Cuiabá) vão se reunir com técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), nesta segunda-feira (10), para cobrar a fiscalização dos níveis de resíduos de pó de rocha liberados no meio ambiente pelas empresas que exploram a extração de calcário na cidade.

O grupo pretende iniciar uma discussão envolvendo o Ministério Público do Trabalho (MPT) para que as empresas sejam obrigadas a instalar filtros mais eficientes em suas plantas industriais.

Segundo o vereador Adelian Messias (PSD), a fumaça branca que sai das fábricas carrega o ar com o pó de calcário e coloca em risco a saúde de quem vive na região.

Em Mato Grosso, segundo o Sindicato das Indústrias de Extração do Calcário do Estado de Mato Grosso (Sinecal-MT), das 34 empresas instaladas no estado 12 delas estão no município de Nobres. Juntas produzem 14 milhões de toneladas-ano.

Vão participar da reunião, que será realizada ás 15h, o prefeito de Nobres, Leocir Hanel (PSDB); o presidente da Câmara André Avelino (PSDB) e os vereadores Adelian Messias (PSD) e Ronivaldo Veloso de Souza (PSD).

Também participam o ex-presidente da Sema e chefe do Escritório de Representação de Mato Grosso (Ermat) em Brasília, Carlos Fávaro, e o secretrário-geral do PSD e vereador por Cuiabá, Toninho de Souza.

WhatsApp Image 2019-06-08 at 20.10.02.jpeg

 


Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: https://www.muvucapopular.com.br