Igreja Batista Getsemâni

Escola Liceu Cuiabano completa 140 anos de história e referência em educação

Atualmente, a instituição atende cerca de 1.500 alunos no ensino médio. Para fazer esse atendimento a escola conta com 85 profissionais, sendo 60 deles professores

Redação
redacaomuvuca@gmail.com

Fachada escola Liceu Cuiabano.jpg

A escola Liceu Cuiabano possui uma arquitetura privilegiada e imponente - Foto por: Seduc-MT

A mais antiga e tradicional instituição de ensino médio de Mato Grosso, a Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, completa, nesta terça-feira (03.12), 140 anos de criação. São 14 décadas de história e referência educacional, o que faz da escola uma das mais procuradas de Cuiabá.

Por ali já passaram várias personalidades ilustres de Mato Grosso, entre elas o marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o ex-presidente Eurico Gaspar Dutra e os ex-governadores do Estado, Júlio Campos e Dante Martins de Oliveira.

Localizada na Avenida Presidente Marques, no bairro Quilombo, a escola Liceu Cuiabano possui uma arquitetura privilegiada e imponente. O prédio da escola foi construído em 1944 pelo interventor de Mato Grosso Júlio Muller, cuja esposa, a professora Maria de Arruda Muller, seria homenageada mais tarde com seu nome dado à unidade.

Porém, a Escola Liceu Cuiabano foi criada bem antes dessa data, no final do século 19. Antes de ganhar a sede no bairro Quilombo, a escola funcionou em outros lugares, entre eles no prédio onde hoje é o Ganha Tempo, no Centro.

Atualmente, a instituição atende cerca de 1.500 alunos no ensino médio, distribuídos nos três períodos. Para fazer esse atendimento, a escola conta com 85 profissionais, sendo 60 professores.

Segundo o coordenador pedagógico da escola, professor de geografia Francisco de Assis Ferreira, durante todo o processo de sua existência, a estimativa é de que a unidade já tenha atendido mais de 150 mil alunos.

“Acredito que o Liceu constituiu um diferencial em razão da sua proposta pedagógica, pois é uma escola que valoriza muito o ensino e a aprendizagem através dos projetos e isso é de suma importância dentro do contexto educativo da unidade”.

Para a diretora da escola, Solange Bernardes Veggi, ocupar esse cargo é uma responsabilidade muito grande, principalmente pela referência histórica e pedagógica que a unidade tem.

“Nós temos um compromisso com a comunidade que é manter a tradição de uma escola com referência em qualidade. Boa parte dos nossos estudantes são filhos de ex-alunos ou tem algum parente que já estudou aqui e eles cobram isso”.

A diretora destaca ainda sobre a arquitetura do prédio, que chama a atenção de quem passa por ali. “Além da referência na parte pedagógica, a escola é também um ponto turístico de Cuiabá, pois muitas pessoas vêm até aqui para conhecer o prédio, que é um patrimônio histórico da cidade”.


Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: https://www.muvucapopular.com.br