Igreja Batista Getsemâni

Mau acondicionamento do lixo causa 20% dos acidentes com coletores

EstadãoMT

O acondicionamento dos resíduos sólidos é um processo rotineiro em todos os lares, tudo que não é reaproveitado, normalmente, é armazenado em sacos plásticos e depois descartado em lixeiras, de onde são retirados pelos coletores. Até aí parece tudo normal, entretanto, o mau condicionamento do lixo causa 20% dos acidentes com os coletores.

Principais tipos de acidentes
Os principais tipos de acidentes são os cortes causados por resíduos mal embalados, vidros quebrados, objetos pontiagudos sem proteção, como facas, espetos e até mesmo perfurações por agulhas.

Reflexo desses acidentes
A Sanetran, empresa responsável pela coleta e destinação do lixo doméstico em Sinop, explica que todas as vezes que ocorrem acidentes relacionados ao mau acondicionamento do lixo, são adotados protocolos de atendimento ao coletor.

Vamos a um exemplo: quando são furados por agulha. Nesses casos, a seringa, quando encontrada, é levada junto com o coletor para o posto. O funcionário fica em observação, é feita uma análise do reagente da seringa para verificar tipo de material que tem ali, por prevenção contra AIDS. Dependendo da situação, quando o laboratório da área da saúde não consegue identificar a substância, o coletor precisa tomar o coquetel para HIV.

Orientações para descarte consciente
A orientação é para que esses materiais perfurocortantes sejam embalados dentro de garrafas pet, ou nas caixinhas tetra pak, como por exemplo, as de leite. Alguns moradores já têm conscientização e até colocam bilhetes informando que tem material cortante, alertando os coletores para redobrar o cuidado.

Prefeitura em ação
Nos últimos anos a Prefeitura de Sinop tem adotado medidas para melhorar a coleta e destinação do lixo, como pro exemplo, o fechamento do lixão e a contratação de uma empresa especializada para levar os resíduos até o aterro sanitário. A prefeita Rosana Martinelli pontua que essa uma preocupação de sua gestão e que novas melhorias serão implantadas. “Precisamos proteger nossos trabalhadores e o meio ambiente, com isso, todos saem ganhando”.


Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: https://www.muvucapopular.com.br