Igreja Batista Getsemâni

Prefeito afirma que tratamento precoce da Covid-19 tem salvado vidas

Cidade tem mais de 80% dos pacientes curados

Jéssica Moreira
redacaomuvuca@gmail.com

leonardo bortolin

 

O prefeito de Primavera do Leste (235 km de Cuiabá), Leonardo Bortolin (MDB), afirma que o tratamento dos pacientes, logo nos primeiros sintomas, evita o agravamento da doença e tem alcançado o índice 83,88% de curados dos casos notificados de coronavírus no município.

"É uma serie de conjuntos, protocolo de atendimento nos primeiros sintomas dos pacientes, credenciamos dois hospitais particulares para leito de enfermaria SUS. Abrimos também  a rede de atenção básica para atender síndrome gripal, em grande parte as pessoas procuram com tosse e dor de cabeça. Tem kit covid com oito medicamentos disponíveis com a prescrição médica que é entregue pela farmácia da rede pública".

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Primavera do Leste tem 1984 casos de covid-19, sendo 39 mortes, 1618 curados e 327 em monitoramento.

"O que nós temos que fazer e temos feito é combater nos primeiros sintomas. Nós estamos em uma guerra e usar as armas que nós temos", comentou o prefeito.

Leonardo disse ainda que é cedo para dizer que a cidade tem um protocolo modelo, mas garante que os resultados são positivos. "O que tem sido percebido é uma diminuição no número de pacientes agravados, não podemos comemorar, pois a pandemia ainda é muito instável".

O prefeito também já foi acometido pela doença e confessa que tomou hidroxicloriquina, junto a outros medicamentos, para se curar da covid-19.

Ele criticou a campanha para que quem tiver sintomas leves fique em casa, sem procurar atendimento médico. O gestor contrariou essa orientação, que ocorria em nível nacional e passou a distribuir o chamado kit covid a pacientes que apresentam síndrome gripal, mesmo que o resultado do teste rápido seja negativo.

“Muito errado em relação ao covid foi colocar: se você está com sintomas fique em casa e procure uma unidade de saúde só se tiver problema respiratório, pois  os problemas respiratórios se manifestam já na segunda fase da doença e o tratamento inicial não tem mais efeito, o que agrava o quadro dos pacientes".


Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: https://www.muvucapopular.com.br