Igreja Batista Getsemâni

Pantanal tem mais de 400 focos de incêndio 

Uma mega operação foi montada para conter as chamas no pantanal.

Jéssica Moreira
redacaomuvuca@gmail.com

pantanal foco mt

 

O pantanal tem mais de 400 focos de incêndios, que já devastou uma área superior a 66 mil hectares de florestas, de acordo com o levantamento do Corpo de Bombeiros. O incêndio, que está próximo de completar um mês, ainda não foi controlado. 

A primeira fase da Operação Pantanal, lançada em 25 de julho em Mato Grosso do Sul, que tem 75% dos focos de incêndio do bioma sul-mato-grossense já foram reduzidos. Agora, o desafio é a redução dos índices em Mato Grosso. 

A operação é fruto de uma ação conjunta entre Governo de Mato Grosso, Forças Armadas, Ibama, Governo de Mato Grosso do Sul e Sesc Pantanal.

Para a força-tarefa, que já está atuando no local, estão previstos a utilização de dois helicópteros e duas aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), uma aeronave do Ciopaer, uma aeronave do Sesc Pantanal, maquinários, sendo alguns apreendidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em fiscalizações de combate à queimadas e maquinários de produtores rurais locais.

As equipes estão empenhadas na construção de aceiros na região da fazenda São José, onde está localizado o maior foco, pois essas linhas de defesa estão dando resultado positivo na contenção do incêndio.

As chamas começaram em 21 de julho e atingem duas áreas maiores, uma no Parque Estadual Encontro das Águas (IF Encontro das Águas) e outro do lado leste da Transpantaneira por volta do quilômetro 80 (IF São José).


Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: https://www.muvucapopular.com.br