Igreja Batista Getsemâni

Sesp-MT realiza teste de comunicação por vídeo durante Copa América

Redação

 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) tem aproveitado a realização de grandes eventos em Cuiabá, como a Copa América e o Campeonato Brasileiro, para testar novas tecnologias que podem melhorar a rotina operacional. Os jogos da Copa América desta segunda-feira (21.06) e da última sexta-feira (18.06) serviram para a realização de uma prova de conceito de um tipo diferente de radiocomunicação.

Trata-se de um rádio multimodo que além da comunicação digital, que já é utilizada em Mato Grosso, traz ainda vídeos com voz em tempo real. Pode parecer algo simples para qualquer cidadão que tenha um smartphone nas mãos, mas este tipo de equipamento com tecnologia LTE ainda não é utilizado por nenhuma força de segurança do Brasil, apenas em países europeus ou nos Estados Unidos.Na prática, o policial que carrega este tipo de rádio multimodo, tem a comunicação com seu batalhão ou até mesmo com o Centro Integrado de Comando e Controle da Sesp-MT facilitada, porque além do comando de voz, pode transmitir imagens do que está acontecendo – em especial em grandes eventos. “Trata-se de uma tecnologia inovadora que estamos fazendo uma POC (prova de conceito) em um grande evento, para entender melhor a ferramenta e analisar o custo-benefício, para fins de subsidiar a decisão relacionada a uma aquisição futura. As imagens são gravadas em alta resolução e podem contribuir para outras ações no âmbito da segurança pública”, explicou o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Victor Fortes.

Os policiais militares do 10º Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) foram equipados e as imagens exibidas tanto no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp), quanto no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que está do lado de fora da Arena Pantanal. “Com a expansão da tecnologia digital, foi propício que a Sesp-MT testasse este equipamento que traz consigo um streaming de vídeo em alta resolução para ser testado em um grande evento, mesmo que sem público, mas simulado para quando houver situações de grande circulação de pessoas”, disse o gerente técnico do Ciosp, sargento BM Leandro Alves.  


Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: https://www.muvucapopular.com.br