Garimpeiros ameaçam queimar helicópteros em troca de ouro | MUVUCA POPULAR

Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019

MUVUCADAS Terça-feira, 15 de Outubro de 2019, 14h:53 | - A | + A




Tensão cresce em garimpo ilegal

Garimpeiros ameaçam queimar helicópteros em troca de ouro


redacaomuvuca@gmail.com

Em mensagens obtidas pela reportagem do Fantástico, garimpeiros de Mato Grosso ameaçaram colocar fogo em helicópteros da fiscalização da Polícia Federal em Aripuanã (cerca de 1050 km de Cuiabá). Nos grupos de Whatsapp, eles discutem negócios e avisam sobre batidas policiais. Os mineradores cobram ainda uma ação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para a legalização da invasão de terras indígenas.

Os estragos ambientais na área do garimpo são perceptíveis, e, segundo o prefeito do município, Jonas Rodrigues (PR), o local já atraiu mais de 4 mil pessoas em condições insalubres. O frenesi do ouro é resultado de uma lei ambiental frouxa e pouco combativa em punir e investigar os responsáveis pela devastação ambiental. Queimar e derrubar a Floresta Amazônia não é um crime tão grave no governo atual.

A justificativa é de que o crescimento economico deve estar à frente de leis ambientais. As operações são criticadas até mesmo por políticos que deveriam defender o estado e o patrimônio ambiental, como Nelson Barbudo (PSL).

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários