Ibope e Gazeta Dados falharam em pesquisa; Instituto admite erro | MUVUCA POPULAR

Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020

MUVUCADAS Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020, 12h:15 | - A | + A




Falta de credibilidade atrapalha Abílio e França

Ibope e Gazeta Dados falharam em pesquisa; Instituto admite erro

Falta de credibilidade atrapalha Abílio e França


redacaomuvuca@gmail.com

candidatos prefeitura.jpeg

 

O Ibope emitiu uma nota de esclarecimento sobre a pesquisa que foi realizada em Cuiabá e divulgada na última sexta-feira (16), admitindo uma falha.

Segundo o instituto, a pesquisa foi feita por telefone, e "não representa o eleitorado como um todo".

"A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição", ponderou.

O curioso é que o jornal A Gazeta manchetou em primeira página que o Ibope tinha confirmado os números do instituto Gazeta Dados, o que acaba contaminando também o instituto do João Dorileo Leal, que é apoiador de Roberto França. Na pesquisa apontava 50% de rejeição de Emanuel, sendo que o questionário colocou até 3 opções de rejeição para cada questionário, o que elevou o número negativo de todos os candidatos, e não é uma representatividade real, já que cada eleitor só tem um voto.

A referida pesquisa foi alvo de diversas críticas e apontava o seguinte resultado: Abílio Júnior (Podemos) aparece em 1º lugar com 26%, seguido do atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), com 20%; e Roberto França (Patriota), com 19%.

Na sequência, aparece Gisela Simona (Pros), com 11%; Julier Sebastião (PT), com 3%; Aécio Rodrigues (PSL) e Paulo Henrique Grando (Novo) tiveram 2% cada; Gilberto Lopes (Psol) não pontuou. Brancos e nulos são 11%. Já 7% não souberam ou não responderam.

Veja nota 

Esta pesquisa foi realizada por entrevistadores por meio de abordagem telefônica. Considerando que há uma parcela pequena de eleitores que não possui qualquer tipo de telefone, a pesquisa não representa o eleitorado como um todo.

Além de controlar a amostra por variáveis de perfil (sexo, faixas de idade e de escolaridade) e posteriormente realizar uma ponderação para ajustar o perfil do eleitorado, também foram desenvolvidos mecanismos que ajudam a garantir alguma dispersão amostral na cidade, aspecto fundamental para eleições municipais.

Ainda assim, os dados devem ser interpretados com algum cuidado. Os entrevistadores estão trabalhando com todos os protocolos de segurança em relação à pandemia.

O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição.

Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(2) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Carlos Nunes - 22-10-2020 14:41:57

Ih! Parece que a turma tá pelando de medo do tio Abilinho ganhar...Se ganhar, ele abre a Caixa Preta da Prefeitura, passa um pente fino...Se descobrir irregularidades, abre o bico, conta estórias...aponta os erros e os culpados...Além disso, o Grupo de Poder, que tá hoje com o atual Prefeito, pula fora...vai pra escanteio..corta o mamador, o bem bom da turma. Pra Cuiabá isso seria ótimo. Afinal de contas, os políticos passam...e Cuiabá, que é muito mais importante, fica...A importante é Cuiabá. Se tio Abilinho vai ganhar ou vai perder, quem decidirá isso será o Eleitor...É preciso ter coragem pra abrir a Caixa Preta da Prefeitura de Cuiabá...O que será que vão descobrir? Se fuçar bem fuçado, vão descobrir...Só fuçação meia boca é que não descobre nada.

Responder

2
3


Urbano Ribeiro dos Reis - 22-10-2020 23:43:35

Eu já vi um filme assim. E recente. O dinheiro ia diminuir ministério não funcionou, ia combater corrupção e acabou v as informações jornalística seria, ficando apenas as que concordam com as falcatruas. Eu recomendo PT neles.

Responder

0
0


2 comentários

coluna popular
Personalidade política
Governo tomou medidas necessárias
Dívidas trabalhistas
Limite de 50%
Reeleição

Últimas Notícias
26.11.2020 - 13:26
26.11.2020 - 12:04
26.11.2020 - 11:11
26.11.2020 - 10:40
26.11.2020 - 10:32




Informe Publicitário