Proclamação da República completa 130 anos | MUVUCA POPULAR

Domingo, 08 de Dezembro de 2019

MUVUCADAS Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019, 10h:56 | - A | + A




Golpe foi liderado por Marechal Deodoro

Proclamação da República completa 130 anos

Golpe foi liderado por Marechal Deodoro


redacaomuvuca@gmail.com

Nesta sexta-feira (15), a Proclamação da República no Brasil completa 130 anos graças a um golpe liderado por um ex-monarquista e, mesmo que tenha sido um pouco tardio, ocorreu antes do momento previsto devido a uma boataria.

Em 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro se dirigiu ao centro do Rio, próximo à Central do Brasil, para proclamar a República acompanhado por uma tropa de cerca de mil militares.

A república brasileira deu prazo para que a família real deixasse o país. Depois da expulsão, Dom Pedro II escreveu "Resolvo, cedendo ao Império das circunstâncias, partir com toda a minha família amanhã, deixando esta pátria de nós estremecida. Conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo ardentes votos por sua grandeza e prosperidade."

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(2) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Carlos Nunes - 16-11-2019 20:26:27

Pois é, lendo outro dia um Livro da História do Brasil...MODERNO...o historiador contou a verdade sobre a Proclamação da República. Contou como o Marechal Deodoro foi tapeado pelos republicanos, que aproveitaram que o Imperador Dom Pedro II tava ausente do país. Visitaram o Marechal e mentirarm que o Imperador, quando retornasse da viagem, ia toma medidas que prejudicavam as Forças Armadas. O Marechal era fiel ao Imperador, mas foi convencido a proclamar a República e acabar com o Império. Tudo andava bem na trama dos republicanos, quando após a proclamação, levaram pro Marechal um papel, onde ele se comprometia a pagar a dívida externa do Brasil, com a Inglaterra, em libras esterlinas. O Marechal ficou surpreso em ter que assumir uma dívida, que desconhecia. Perguntou Quem tinha feito a dívida? Queria que apresentassem fatos contábeis...mas não apresentaram nada. Ih! Foi aí que o povo brasileiro começou a ser enganado? Quem tinha feito a dívida tinha sido os barões da época...e a conta veio pro povo pagar NA MARRA, sem choro nem vela. Os republicanos, políticos daquela época, eram iguais aos desta época...não mudou muita coisa, ou mudou? Alguns historiadores narram que os barões da época ficaram descontentes da princesa Isabel ter acabado com a escravidão, assinando a Lei Áurea...e prometeram que derrubariam o Império, a qualquer custo. Derrubaram...

Responder

1
0


Cleber - 15-11-2019 17:20:24

Está na hora de revisar a CF/88, principalmente no Código Penal, Tributário e Eleitoral. Não podemos ficar refém de uma República que funciona pela metade, onde os Poderes Legislativo e Judiciário são mais eficientes que o Executivo; Nosso Código de Processo Penal está ultrapassado, devendo ser atualizado nos moldes de 2019, O Brasil precisa viver os pilares republicanos: Ordem e Progresso, com respeito e modernização; onde a Sistema de Saúde funcione melhor, a Educação melhore a qualidade de Ensino e faça um Enem para estudante de 2.º grau e não para estudantes de 3.º grau ou pós-graduado em física , quimica e matemática. O Brasil melhorou em 2019, mas precisa melhorar muito mais em tudo... A inflação alta ainda existe, a Carestia mais ainda, e o Custo de Vida é o vilão de Mato Grosso; As futuras gerações precisam de um Mato Grosso melhor, de um Brasil mais humano com condições de vida menos agressivo para o agricultor, servidor público e professores. Senti de fazer essa resenha, pois temos que realmente viver o que pensamos

Responder

0
0


2 comentários

coluna popular
Sorte em jogo
Sem RGA
Amor começou na juventude
Digno de pena
Permanece no cargo por 2 anos

Últimas Notícias
08.12.2019 - 16:15
08.12.2019 - 13:00
08.12.2019 - 09:42
08.12.2019 - 09:27
08.12.2019 - 09:22




Informe Publicitário