Forças da segurança chegam ao Pantanal para atacar crimes de fronteira | MUVUCA POPULAR

Sábado, 20 de Julho de 2019

POLÍCIA Quinta-feira, 11 de Julho de 2019, 08h:46 | - A | + A




OPERAÇÃO VIGIA

Forças da segurança chegam ao Pantanal para atacar crimes de fronteira

OPERAÇÃO VIGIA.jpg

 

O ministro licenciado Sérgio Moro comemorou pelo Twitter na noite desta quarta (10) a deflagração da Operação Vigia, que visa coibir o crime organizado na região do Pantanal, na fronteira com a Bolivia. Participam da operação o Exército, a Polícia Federal e a PRF, em parceria com os órgãos de segurança de Mato Grosso. A operação é contínua e vai até o final deste ano.

O Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), a Delegacia Especial de Fronteira (Defron) juntamente com a Polícia Federal fiscalizam 28,6 % dos 3.423 km entre Brasil e Bolívia, incluindo todos os Estados na divisa.

Segundo o comandante do Gefron, o tenente-coronel José Nildo Silva de Oliveira, o tráfico de drogas e de armas e roubo de veículos são alguns dos principais crimes que ocorrem na região. A ação visa à desarticulação de grupos criminosos que atuam nestes crimes.

OPERAÇÃO VIGIA 02.jpg

 

A operação vai se concentrar em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Pontes e Lacerda.

Na região de Poconé, a Polícia Militar Ambiental vai atuar junto à Sema, contra crimes ambientais. A fronteira será monitorada por policiais militares, federais e rodoviários federais que, junto com a Delegacia Especial de Fronteira (Defron), tanto por terra, quanto por água.

Apreensão

As ações repressivas do Gefron resultaram na apreensão de mais de 2,8 toneladas de drogas no primeiro semestre de 2019. Ainda no período, foram registradas 111 ocorrências com 14 armas e 916 munições apreendidas. O Brasil possui 983 km de fronteira, seca e alagada, com a Bolívia.

De janeiro a junho deste ano foram recuperados 106 veículos produtos de roubo e furto de vários municípios de Mato Grosso, e até de outros estados, e prendeu 16 pessoas com mandados judiciais em aberto. Uma aeronave utilizada para transportar entorpecente também foi apreendida.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários