Mortes no trânsito crescem 83% no mês de janeiro na Grande Cuiabá | MUVUCA POPULAR

Sexta-feira, 10 de Abril de 2020

POLÍCIA Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2020, 10h:54 | - A | + A




FATOS REAIS

Mortes no trânsito crescem 83% no mês de janeiro na Grande Cuiabá

Acidentes de trânsito mataram 11 pessoas no primeiro mês do ano de 2020, na região metropolitana. Seis mortes ocorreram na Capital e 5 em Várzea Grande. Número assusta e é 83% maior do que no mesmo período de 2019, quando foram 5 mortes na Capital e uma em Várzea Grande. Durante todo ano passado, a Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) registrou 144 óbitos decorrentes de acidentes nas duas cidades, sendo 94 na Capital e 50 em Várzea Grande. Colisões e atropelamentos deixaram um saldo de 3.154 vítimas lesionadas. São 2.309 na Capital e 845 em Várzea Grande.

 

A constatação de que grande parte dos acidentes é motivada pelo consumo de álcool por parte dos condutores redobra a preocupação com o período de festejos de Carnaval que se aproxima, afirma o delegado Christian Alessandro Cabral, titular da Deletran. Se no mês de janeiro, onde o fluxo de veículos é menor nas vias, motivada por férias escolares, entre outros, no carnaval é ainda mais preocupante, principalmente em razão do consumo de álcool pelos motoristas. Cita que nas duas operações de Lei Seca realizadas na região metropolitana este ano, em 90 minutos foram flagrados 10 condutores embriagados na Capital e 8 presos em flagrante pelo mesmo motivo em Várzea Grande. Acredita que se o período de operação fosse maior, ocorreriam mais prisões.

 

Ressalta que as duas ações ocorreram em finais de semana sem grandes eventos na cidade, indicando que realmente não há conscientização de grande parte dos condutores sobre o risco de se dirigir embriagado. O que resta é aplicar as penalidades a que todo infrator está sujeito, lembra Cabral, já que as campanhas de conscientização não sensibilizam grande parte dos motoristas.

 

Cita que hoje a troca de informações entre a Deletran e empresas seguradoras acarreta prejuízo ainda maior para o motorista infrator flagrado em acidente de trânsito, onde fica comprovada a embriaguez. Com isso perde o direito ao seguro, tendo que desembolsar os valores, além de estar sujeito ao pagamento de multas das sanções previstas por lei pela infração penal.

 

Para o período de carnaval a previsão é que o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) disponibilize pelo menos 15 bafômetros em operações de trânsito em toda região metropolitana, entre a sexta-feira (21) e a quarta-feira de Cinzas (26). Além da Deletran, da Polícia Judiciária Civil, efetivo de batalhões da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF) irão atuar na fiscalização nas vias onde aumenta o fluxo de veículos. Entre elas, as rodovias MT251 que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães e a MT-010.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Assessor de Jayme Campos
Não está de olho em reeleição
Intuito é que a população monitore contaminados
Pesquisa foi divulgada pela UFMT
Partido se prepara para eleições

Últimas Notícias
09.04.2020 - 21:54
09.04.2020 - 20:51
09.04.2020 - 20:27
09.04.2020 - 19:18
09.04.2020 - 18:50


Carlos Fávaro (PSD)

Coronel Rúbia (Patriota)

Elizeu Nascimento (DC)

Gisela Simona (Pros)

José Medeiros (Podemos)

Júlio Campos (DEM)

Nilson Leitão (PSDB)

Otaviano Piveta (PDT)

Procurador Mauro (PSOL)

Reinaldo Morais (PSC)

Valdir Barranco (PT)

(Nenhum deles)

Feliciano Azuaga



Informe Publicitário