Após fracasso, Bolsonaro decide reintegrar cubanos em Mais Médicos | MUVUCA POPULAR

Sábado, 20 de Julho de 2019

POLÍTICA Quarta-feira, 10 de Julho de 2019, 18h:30 | - A | + A




DÉFICIT

Após fracasso, Bolsonaro decide reintegrar cubanos em Mais Médicos

Programa não consegue preencher as vagas após saída dos estrangeiros


redacaomuvuca@gmail.com

O Governo Federal anunciou que deve mudar o edital do programa Mais Médicos, para que profissionais cubanos possam voltar a fazer parte. O término da parceria entre Brasil e Cuba ocorreu após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) criticar fortemente os cubanos, posteriormente, o governo cubano determinou a volta imediata dos cidadãos ao país.

As críticas de Bolsonaro afetaram somente o Sistema Único de Saúde (SUS), pois a saída dos cubanos acabou causando um déficit enorme nos hospitais de regiões rurais e indígenas do território brasileiro. Até o momento, as vagas do programa estão em aberto pois não foram totalmente preenchidas.

Segundo dados, 15% dos médicos que aderiram ao Mais Médicos, após a volta dos estrangeiros à Cuba, desistiram em apenas três meses de atuar nos distritos indígenas e nas regiões distantes do país.

Em razão do fracasso que o programa vem sofrendo sem os cubanos, o presidente divulgou que pretende editar uma medida provisória para que os estrangeiros que já participaram do Mais Médicos possam atuar por mais dois anos.

No entanto, devem voltar somente os cubanos que permaneceram no Brasil mesmo após os conflitos com Cuba e, ademais, no fim do período de dois anos, os médicos terão que revalidar seus diplomas. A estimativa é de que 2 mil profissionais voltem a exercer suas funções. 

A nova proposta deve ser apresentada aos parlamentares nesta semana, juntamente com conversas com secretários estaduais e municipais de Saúde, para que o projeto não corra o risco de ser reprovado e tenha um trâmite rápido no Congresso Nacional.

Além da reincorporação dos cubanos, Bolsonaro também pretende alterar o nome do programa Mais Médicos, pois o presidente alega que o título é uma das marcas da presidente Dilma Rousseff, criadora do projeto durante seu governo.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(15) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Carlos - 11-07-2019 15:35:49

Que fracasso, colocou todos os médicos brasileiros par trabalhar, agora que sobrou as vagas, vamos colocar esses que realmente são médicos e ficaram no Brasil para não voltar para a ditadura trabalhar. O problema que quem é de esquerda vai sempre ser contra o Brasil.

Responder

1
1


alexandre - 11-07-2019 08:23:03

Faz o revalida se forem medicos , vão passar na prova, agora se forem agentes de saude.. tem que atender o povo e quem não pode voltar para o regime cubano...

Responder

3
5


Jose Santana - 11-07-2019 08:11:44

Parabéns Moro , limpa esse cenário impuro da politica .

Responder

2
7


Joaquim José - 11-07-2019 10:32:26

Mas como assim? Moro está ENCARDIDO. TONTO!!!

Responder

5
2


Ana Voig - 11-07-2019 08:11:17

Primeiro dos muitos áudios que virão

Responder

4
1


Romero Brijo D'tuan - 11-07-2019 08:10:51

PARABÉNS MORO LAVA jato BRASIL

Responder

2
5


Francisco Campos - 11-07-2019 08:09:50

Se o PT no poder eles apoiavam, tudo que o PT eles adoravam, até os roubos eles apoiam,?

Responder

2
5


Helena Perassol - 11-07-2019 08:09:23

Os outros agem sempre a favor das corporações e do próprio bolso. O povo só reconhecerá depois que perder a aposentadoria e todos os seus direitos e depois chorar o leite derramado e procurando culpados qdo na verdade o culpado são eles mesmos por votarem e não cobrar, apoiar sem conhecer e acreditar num governo que já nasceu morto.

Responder

4
2


Marilice de Mattos - 11-07-2019 08:08:51

As liberações de emendas fizeram muitos mudarem de opinião. Está só entre os deputados de MT, mas muita gente é contra. Até Bolsonaro era contra antes de se eleger.

Responder

6
0


Flavio De Lima Oliveira - 11-07-2019 08:08:21

E o Carlos Bezerra que era contra, como ficou?

Responder

5
0


Antonio Vaz Vaz - 11-07-2019 08:07:10

kkkkk

Responder

1
0


Adilson Filho Do Rei - 11-07-2019 08:06:43

QUE FRACASSO...BOLSONARO ESTÁ SENDO O MELHOR PRESIDENTE DE TODOS OS TEMPOS...

Responder

2
8


Adilson Filho Do Rei - 11-07-2019 08:06:05

ESSA MUVUCA É DO CONTRA E NÃO TEM MEU APOIO.

Responder

3
5


maria - 11-07-2019 06:40:59

Os ¨médicos patriotas¨estão em Miami ,Shoppings ou passeando em Cuba !!!

Responder

6
1


Bolão - 10-07-2019 21:50:37

Cadê os Médicos Patriotas? Mais um desastre da atuação pífia da Elite e do Governo Bozo! Falaram mal dos Cubanos, chamaram de mercenários e vários outros adjetivos pejorativos e agora quer chamá-los como se nada tivesse acontecido! No mínimo os Médicos e o Governo Cubano merecem um pedido de desculpas por essa corja fascista que assumiu a liderança Governo brasileiro nessa última eleição! Além de também, os Médicos Brasileiros reconhecerem que não dão conta do trabalho que lhes fora confiado atendendo o povo brasileiro. Pelo jeito ele deve estar de olho nas eleições municipais para fazer essa manobra! Só o minions para ficar defendendo o boçal! Para melhorar o Brasil fora Bozo, diretas já e Lula livre Presidente do Brasil!

Responder