Com 59 pessoas na fila por leito de UTI, MT pede "socorro" a outros estados  | MUVUCA POPULAR

Quarta-feira, 21 de Abril de 2021

POLÍTICA Domingo, 07 de Março de 2021, 16h:08 | - A | + A




Vagas acabaram

Com 59 pessoas na fila por leito de UTI, MT pede "socorro" a outros estados

Situação crítica da saúde do Estado levou a esta tomada de atitude pela SES


redacaomuvuca@gmail.com

UTI.jpeg

 

A situação do Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso vem enfrentando níveis mais críticos de saúde desde o início desta semana, isso com a chamada ‘segunda onda’ da pandemia causada pelo coronavírus. Neste domingo (7), o Estado chegou a um patamar de colapso e tem 59 pessoas na fila aguardando por um leito disponível da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do secretário Gilberto Figueiredo, já pediu socorro a outras federações, o que até o momento foi negado.

De acordo com a nota emitida pela pasta, foi solicitado o auxílio de diversos estados para a possível transferência de pacientes mato-grossenses que estão com casos mais graves da Covid-19.

Mas, até o momento, nenhuma das outras federações do país enviou uma resposta ‘animadora’ ao Mato Grosso.

A SES relembrou ainda por meio da nota, que MT ajudou outros estados que também já passaram por situações paralelas a essas em outros momentos. O esclarecimento da pasta cita o exemplo de Rondônia, que há tempos atrás enviou alguns pacientes para serem tratados aqui.

A troca de conversas entre Gilberto e outros secretários foi destacada no início da tarde deste domingo pelo jornal Folha de São Paulo. De acordo com a mídia, Figueiredo enviou uma mensagem com os dizeres “já colapsamos. Socorro. Preciso de ajuda. Algum estado pode auxiliar com vagas de UTI?”.

Segundo a Folha, as respostas foram negativas pois grande parte dos estados também já se encontram em uma situação igual ou próxima a vivida por Mato Grosso.

A reportagem de emanuelzinhoentrou em contato com a assessoria da SES que enviou um posicionamento sobre o assunto. Veja abaixo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) informa que solicitou o auxílio dos demais estados da federação para a possível transferência de pacientes com a Covid-19. Até o momento, não houve confirmação oficial por parte dos estados.

Atualmente, Mato Grosso registra 59 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de Terapia Intensiva. É importante frisar que, considerando a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o estado de Mato Grosso prestou assistência aos pacientes de Rondônia em janeiro deste ano e cedeu UTIs para o tratamento de pessoas que esperavam por uma vaga.

 

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
“Bronca” de Bezerra
Tratamento contra Covid-19
Imunização contra Covid
Em isolamento
‘Fofoca’

Últimas Notícias
20.04.2021 - 23:13
20.04.2021 - 21:21
20.04.2021 - 21:04
20.04.2021 - 20:40
20.04.2021 - 20:31




Informe Publicitário