Deputada diz que irá lutar por fornecimento de absorventes em escolas públicas | MUVUCA POPULAR

Sexta-feira, 14 de Maio de 2021

POLÍTICA Segunda-feira, 03 de Maio de 2021, 19h:00 | - A | + A




Pobreza Menstrual

Deputada diz que irá lutar por fornecimento de absorventes em escolas públicas

Janaina Riva (MDB) pede apoio de mulheres para aprovar projeto


redacaomuvuca@gmail.com

Foto: Reprodução

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) anunciou em suas redes sociais, na tarde desta segunda-feira (03), que irá lutar pelo fornecimento de absorventes higiênicos em escolas públicas de Mato Grosso. A proposta já havia sido aprovada pelos parlamentares, entretanto, foi vetada pelo governador Mauro Mendes (DEM) e será votada novamente nesta semana. 

O Projeto de Lei que prevê o fornecimento obrigatório dos absorventes é de autoria do deputado Sílvio Fávero, que faleceu no início do ano por complicações da Covid-19. Antes de vir a óbito, ele reapresentou a medida na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com a participação de Janaina como coautora. 

Janaina se sentiu na obrigação de instituir o PL após assistir uma matéria apresentada no Fantástico, programa da Rede Globo, sobre a pobreza menstrual e a dificuldade que meninas de classe baixa possuem para comprar os absorventes, deixando até de frequentar as aulas durante o período. 

Na publicação feita em seu Instagram, a emedebista pediu o apoio de todas as mulheres na causa social, para que a pobreza menstrual não seja mais uma realidade no estado. "Para que as nossas meninas não percam aula, para que não tenham infecção por falta de cuidado no período menstrual".

Além disso, Janaina relatou que as mulheres precisam falar sobre menstruação e quebrar esse tabu, porque devido à falta de informação e de condições financeiras, muitas meninas utilizam miolo de pão, panos e fraldas. "Vamos todas nos unir a essa causa social e de saúde pública", pontuou.

Por fim, a parlamentar pediu para que o chefe do Estado sancione a medida quando for aprovada e pediu a intervenção da primeira-dama Virginia Mendes, por ser mulher e compreender a importância do projeto para a população feminina mato-grossense. 

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(2) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Alberto Colbert - 04-05-2021 10:13:06

Como já me manifestei anteriormente: Vi uma situação constrangedora em um posto de saúde, há alguns anos atrás: uma pessoa que necessitava de um medicamento teve seu fornecimento negado com a alegação de que estava em falta. Mas logo depois, uma madame, em um carrão, chegou ao mesmo local e solicitou o medicamento e foi prontamente atendida, deixando, por conta do "favor" um dinheirinho ali à pessoa que a atendeu. Isso vai acontecer com esse absorvente, caso a proposta passe e seja sancionado.

Responder

1
0


Alex r - 04-05-2021 11:21:56

Meu amigo já vi coisas e ouvi mas é tão complicado que nem sei quem de fato estava certo ou errado... Acho a iniciativa boa , mas a nobre deputada já visitou o Presidio feminino? Viu se lá se garante os itens básicos de higiene? Não adianta decretar e não fiscalizar !!! Olha o tanto de medicamento que falta nas upas ou pronto socorro ! Escrever leis tem um monte fazer elas serem cumpridas ai é outra história!

Responder

0
0


2 comentários

coluna popular
Está no grupo de risco
Primeiro Hospital Regional
Grupo com comorbidades
Prêmios de 10 e 5 mil reais
Sonho antigo

Últimas Notícias
13.05.2021 - 21:35
13.05.2021 - 21:31
13.05.2021 - 21:26
13.05.2021 - 21:23
13.05.2021 - 21:18




Informe Publicitário