Deputado cobra esclarecimentos sobre fechamento de 300 escolas em MT | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021

POLÍTICA Terça-feira, 24 de Novembro de 2020, 16h:19 | - A | + A




Educação

Deputado cobra esclarecimentos sobre fechamento de 300 escolas em MT

Lúdio Cabral (PT) convoca secretário da Educação para dar explicações


redacaomuvuca@gmail.com

 

Foto: Reprodução

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) convocou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, para prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa (ALMT), nesta quarta-feira (25), sobre o fechamento de cerca de 300 escolas estaduais em Mato Grosso e de 21 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) anunciados pelo governo, entre outras questões.

“O governador coleciona maldades contra a educação pública de Mato Grosso e contra os trabalhadores da educação. A mentalidade de patrão, mais uma vez, falou mais alto, e ele decidiu fechar 300 escolas estaduais para cortar custos. Mas o governador não considera o custo social dessas medidas economicistas”, afirmou Lúdio.

Lúdio, que é médico sanitarista, observou que o fechamento de escolas e a concentração de estudantes em um número menor de unidades escolares provoca aglomerações, o que não é recomendado em função da pandemia de covid-19. A retomada das aulas presenciais em Mato Grosso está prevista para fevereiro de 2021.

“Estamos no meio de uma pandemia e não se faz retorno seguro fechando escolas e aglomerando alunos e trabalhadores em um número menor de escolas. A educação precisa de fortalecimento, de melhorias na estrutura das escolas e nas condições de trabalho, para que a educação aconteça próximo de onde as crianças e os jovens vivem. Com as escolas fechadas, onde eles vão estudar? É preciso investir em educação e não cortar, como o governador maldosamente vem fazendo”, disse Lúdio.

O deputado vai cobrar também esclarecimentos sobre a privatização da formação dos educadores com o fechamento dos Centros de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), além de medidas para nomeação de classificados e habilitados no cadastro de reserva do último concurso e atribuição de aulas de professores interinos.

Na semana passada, Lúdio realizou uma reunião com o secretário, a equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Fórum de Educação de Jovens e Adultos e, na ocasião, Alan Porto se comprometeu a paralisar o fechamento dos Cejas e discutir com o fórum o projeto do governo para mudar a política de EJA em Mato Grosso. A Seduc deve apresentar os estudos ao fórum na próxima sexta-feira (27).

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Bolão - 24-11-2020 17:15:27

Parabéns Lúdio! É uma pena que outros políticos não estejam empenhados em defender a Educação. Estão querendo acabar com a Educação e outros setores Públicos para entregar na mão das empresas. Digam não às privatizações!

Responder

1
0


1 comentários

coluna popular
Reconhecimento
Colapso na saúde
“Prejuízos pedagógicos”
R$ 23 mi
Disputa de poder

Últimas Notícias
25.01.2021 - 15:21
25.01.2021 - 15:08
25.01.2021 - 14:14
25.01.2021 - 14:11
25.01.2021 - 13:52




Informe Publicitário