Donald Trump anuncia retaliação ao Brasil e eleva tarifas de aço e alumínio | MUVUCA POPULAR

Domingo, 15 de Dezembro de 2019

POLÍTICA Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2019, 08h:18 | - A | + A




Economia

Donald Trump anuncia retaliação ao Brasil e eleva tarifas de aço e alumínio

Reprodução

 

Ao contrário do que acredita o presidente da república Jair Bolsonaro, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, não têm se mostrado tão aberto ao Brasil. Nesta segunda-feira (2), pelo Twitter, o líder estadunidense anunciou o aumento das tarifas de todo aço e alumínio importado do Brasil e da Argentina, como retaliação à desvalorização de suas moedas frente ao dólar.

Segundo Trump, a desvalorização do real e do peso argentino não é bom para os agricultores estadunidenses, levantando a barreira protecionista contra os governos Bolsonaro e Maurício Macri.

“Brasil e Argentina têm provocado uma desvalorização maciça de suas moedas. O que não é bom para os nossos agricultores. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas em todo aço e alumínio enviado para os EUA a partir desses países. O Federal Reserve também deve agir para que os países, dos quais existem muitos, não aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportar seus produtos de maneira justa”, tuitou Trump.

Na sexta-feira, o dólar fechou a R$ 4,2397, em alta de 0,57%, acumulando valorização de 5,73% no mês de novembro. No ano, tem alta de 9,43% frente ao real.

Bolsonaro foi questionado por jornalistas sobre o tema ao sair do Palácio da Alvorada. O presidente afirmou que conversará com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre as tarifas estadunidenses. O Chefe do Executivo disse ter um canal aberto com Trump, que poderá ser usado nesse caso.
"Vou falar com o Guedes hoje. Alumínio? Vou falar com o Paulo Guedes agora. Vou conversar com o Paulo Guedes. Se for o caso, ligo para o Trump. Eu tenho um canal aberto com ele", disse.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(15) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Bolão - 02-12-2019 16:37:27

O Trump passou literalmente o ferro no Bozo! Hahahaha! E os Bolsominions deliram com Essa!

Responder

2
0


wagner - 02-12-2019 11:05:33

Agora é só conversar com o Mickey e o Pateta !!!

Responder

7
1


Zeca - 02-12-2019 10:57:51

#naoeraamoreracilada !!!kkkkkkkkkkk........

Responder

4
0


Odair - 02-12-2019 10:53:30

Uma grande prova de que puxar saco, não resolve nada.

Responder

5
1


Diogo Fernandes - 02-12-2019 10:52:08

Pra quem tem preguiça de ler sobre, o problema vem de dois anos atrás ou seja, NADA tem a ver com o atual presidente "BRASÍLIA - Dois anos após fecharem o mercado para a carne bovina do Brasil, as autoridades sanitárias dos Estados Unidos não se convenceram que o produto está de acordo com as normas exigidas por aquele país e optaram por adiar por mais tempo uma decisão. A manutenção do veto frustrou o governo brasileiro, que esperava o fim do embargo ainda este ano."

Responder

2
5


Taiane - 02-12-2019 10:50:06

Eu avisei, nós avisamos agora faz arminha que passa

Responder

6
1


naiara - 02-12-2019 10:48:59

E qual o problema nisso?

Responder

0
5


Jordona - 02-12-2019 10:45:38

Parabéns para o Gado que acreditou nessa amizade!

Responder

5
1


Ricardo - 02-12-2019 10:44:50

E quem acreditou em trump? Só o presidente do brasil

Responder

5
1


Fabio - 02-12-2019 10:44:18

O que é bom para os Estados Unidos nunca é bom para os demais países do mundo!

Responder