EDITORIAL: Temos o compromisso com o jornalismo social e com a Democracia | MUVUCA POPULAR

Sábado, 19 de Outubro de 2019

POLÍTICA Segunda-feira, 29 de Outubro de 2018, 10h:17 | - A | + A




Liberdade de Imprensa

EDITORIAL: Temos o compromisso com o jornalismo social e com a Democracia

Nós não temos o compromisso com esse ou aquele governo, como jornalistas, nosso compromisso é com a verdade dos fatos e com a população

Jair Bolsonaro (PSL) é o novo presidente da República, o ex-capitão será o oitavo Chefe do Executivo Nacional desde a redemocratização do País, em 1985. Essa é a primeira vez também que o Brasil terá dois militares no comando já que o vice, General Hamilton Mourão, é do Exército.

Com 55,13% (57.797.456) dos votos o deputado venceu em 2.760 municípios do Brasil. Fernando Haddad (PT), recebeu 44,87% (47.040.859) dos votos válidos e levou a melhor em 2.810 cidades.

Esse foi o resultado das urnas. Não foi uma vitória expressiva como querem fazer você acreditar. Eles não são maioria, afinal, mais de 80 milhões de brasileiros não votaram no Bolsonaro, mas metade desse número colaborou com esse resultado, pois são a somatória dos votos brancos, nulos e de quem não compareceu às urnas.

Leia mais:  Bolsonaro é eleito, mas não tem apoio da maioria da população

De qualquer forma, foi feita a Democracia e nós, do Muvuca Popular, respeitamos e prezamos profundamente a vontade soberana do povo. Portanto, reconhecemos a vitória do ex-capitão do Exército. Porém, seguindo a coerência de nossas decisões editoriais, firmamos aqui o nosso compromisso com a Democracia, logo, vamos seguir vigilantes.

Nós não temos o compromisso com esse ou aquele governo, como jornalistas, nosso compromisso é com a verdade dos fatos e com a população, que é, diariamente, bombardeada por notícias, muitas falsas, como se descobriu nesse segundo turno. A informação sempre foi uma arma poderosa e na era digital, se você não tem o domínio sobre ela cria-se ‘fake news’ para confundir e ludibriar.

Nós entendemos que a vitória de Jair Bolsonaro não é o fim, mas o início de uma resistência a tudo de ruim que ele prometeu durante a campanha. Nós queremos seguir tendo a liberdade de imprensa, por exemplo, um dos maiores símbolos democráticos; para quem não conhece a história, o período da Ditadura Militar foi marcado pela censura, por isso, na época dos governos militares, o Brasil era retratado como o ‘país das maravilhas’.

Como cidadãos, temos esperança que Bolsonaro volte atrás e mude o tom de ódio e de violência como o que foi usado no discurso na avenida Paulista no domingo (21/10), em que prometeu em seu governo fazer “uma limpeza nunca vista na história desse Brasil” e foi além: “A faxina agora será muito mais ampla. Essa turma, se quiser ficar aqui, vai ter que se colocar sob a lei de todos nós. Ou vão para fora ou para a cadeia. Esses marginais vermelhos serão banidos de nossa pátria. Essa pátria é nossa. Não é dessa gangue que tem bandeira vermelha e a cabeça lavada”.

Um governante de um país democrático que não sabe conviver com críticas e oposição acaba se tornando totalitário e não é isso que os brasileiros querem, mesmo uma parte dos eleitores de Bolsonaro. Infelizmente, a outra parte compactua com todo o discurso de ódio, racismo e homofobia; discurso que criminaliza o pobre e o preto, para essas pessoas o “bandido” tem CEP e, com certeza, está nas favelas e periferias.

Por isso, assim como foi importante assumir um posicionamento político durante a campanha eleitoral, agora também é importante assumir o compromisso com o jornalismo social, com a Democracia e a defesa dos Direitos Humanos. Nós, da redação do Muvuca Popular, queremos a democratização da informação e acreditamos na liberdade de pensamento. Temos o compromisso de informar com cidadania e combatendo às desigualdades.

Leia mais: EDITORIAL: Acreditamos na Democracia, logo somos contra Bolsonaro 

Por Redação do Muvuca Popular

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(5) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

jose antonio silva - 30-10-2018 06:26:48

BOM DIA POVO! SAUDAÇÕES BOLSONARISTAS!

Responder

0
0


Dornele$ - 29-10-2018 18:36:56

Robson Fraga, estava onde, quando do roubo da Petrobras? Esteve onde, quando os comunas enviaram 404 bilhões de reais para países falidos e governado por ditadores? Fala em fascino e nem sabe que é. Meu caro tenha argumentos, esta tua conversa mole não cola mais!

Responder

3
1


Carlos Nunes - 29-10-2018 15:31:45

Já dizia o Voltaire: posso não concordar com nada que uma determinada pessoa diz, mas defendo o direito dessa pessoa dizer o que pensa. Aonde as pessoas não tem direito de dizer o que pensam é em...Cuba, Coreia do Norte, China, Venezuela...onde mais? O Brasil é o melhor país do mundo, o que mais tem Liberdade de Expressão, de Opinião, de chiar a beça, de reclamar pra burro. Aqui, chegaram na cara do Temer e disseram: Golpista! Quero ver fazer isso na Venezuela, na cara do Maduro, ou na Coreia do Norte, na cara do líder supremo, e gritar: Ditador! Ou o cara leva uma surra tremenda, ou é jogado num presídio, ou somem com o cara. Pra mim, o Muvucapopular é o site mais democrático da cidade...posso até não concordar com determinadas opiniões, mas defendo o direito de darem opiniões...aí, a gente concorda ou discorda depois.

Responder

5
1


Robson Fraga - 29-10-2018 14:18:30

Como jornalista e sindicalista sinto-me representado por este editorial. Contra o fascismo e a favor da liberdade de expressão seguirei lutando por dias melhores e contra toda e qualquer redução de direitos dos brasileiros e brasileiras.

Responder

2
3


jose antonio silva - 29-10-2018 14:14:26

POIS É SEU JOSÉ MARCONDES "MUVUCA"! COMO AS COISAS MUDAM NÉ? A CONVERSA AGORA É OUTRA NÃO É MESMO? NÃO TEM MAIS JEITO! QUEIRAM OU NÃO QUEIRAM, TERÃO QUE ENGOLIR BOLSONARO! TENHAM HOMBRIDADE E RECONHEÇAM A DERROTA! HADDAD ONTEM, FALTOU POUCO PARA DERRAMAR LÁGRIMAS, TANTA A FRUSTRAÇÃO PELA DERROTA! NEM HOMBRIDADE PARA CUMPRIMENTAR O ADVERSÁRIO QUE O DERROTOU, TEVE! O FEZ HOJE, TALVEZ POR RECOMENDAÇÃO DE ALGUÉM, PARA MELHORAR UM POUCO A IMAGEM PELA FALTA DE EDUCAÇÃO E CORTESIA! QUE NÍVEL DE PROFESSOR!

Responder

7
5


5 comentários