Em meio à pandemia, STF autoriza Copa América no Brasil | MUVUCA POPULAR

Sexta-feira, 18 de Junho de 2021

POLÍTICA Quinta-feira, 10 de Junho de 2021, 22h:51 | - A | + A




Copa América

Em meio à pandemia, STF autoriza Copa América no Brasil

Senador por Mato Grosso se posicionou contra a “intromissão” do Supremo


redacaomuvuca@gmail.com

copa américa

Foto: Reprodução

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), formaram maioria para liberar a realização da Copa América no país. A maioria dos ministros do STF votou a favor da manutenção do torneio, que foi rejeitado pela Argentina e Colômbia e se tornou alvo de críticas por conta do descontrole da pandemia de Covid-19 no país.

Os votos dizem respeito a dois pedidos que têm Cármen Lúcia como relatora, colocados na pauta pelo PSB e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), que pediam a suspensão da competição. Com a decisão, a Copa América está confirmada para começar no próximo domingo, em Brasília, com o jogo entre Brasil x Venezuela.

No pedido feito pelo PT, que tinha Lewandowski como relator, seis ministros votaram à favor da rejeição integral do pedido. Em sua proposta, o ministro condicionou a realização do torneio à apresentação de estratégias pra evitar a disseminação do novo coronavírus como consequência dos jogos.

Discordando do relator, o ministro Marco Aurélio argumentou que o STF não pode substituir o Poder Executivo e exercer crivo sobre uma decisão estritamente administrativa, como é o caso da realização do evento.

Ao longo dos últimos dias, a edição de 2021 da competição sul-americana também foi tema de um manifesto publicado pelos jogadores da seleção brasileira que, apesar de não especificarem razões, não citarem a pandemia e confirmarem a participação deles como representantes do Brasil, se colocam contra a organização da Conmebol.

Em Mato Grosso, o senador Wellington Fagundes (PL), se posicionou contra a intromissão do Supremo na decisão da realização do evento. Para o parlamentar, a decisão cabe ao Executivo de cada sede.

“Não cabe ao STF reavaliar cada uma das decisões políticas e discricionárias, sejam elas do Poder Executivo ou Legislativo, postular isso em juízo, em verdade, é um direito inalienável da democracia”, disse.

A realização da Copa América, na avaliação de Fagundes, “é uma questão discricionária do Poder Executivo” e ele acredita que o Governo, antes de formular sua resposta, “certamente, fez avaliações do ponto de vista da conveniência e das implicações que se relacionam, inclusive e principalmente, com a questão sanitária”.

Ele disse ainda esperar que o Governo, a CBF e a própria organizadora do evento, a CONMEBOL, possam “cumprir rigorosamente com os protocolos exigidos para este momento da vida nacional”, tais como testagem permanente de delegações e realização de jogos sem a presença de público, entre outras medidas, respeitadas as condições locais que sediarão as partidas.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(5) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Mariazinha - 11-06-2021 17:58:45

ALEXANDRE , JÁ TOMOU SEU SUPOSITÓRIO XXGG DE CLOROQUINA +PT HOJE ?

Responder

2
0


Olavo - 12-06-2021 09:37:30

Chupa que é de uva... energúmeno kkkkk

Responder

0
0


Alex r - 11-06-2021 12:50:34

MDS ... Não muda Absolutamente em nada ! Os jogos vão acontecer aqui pq outros lugares não receberam... Mas acham que vão deixar de jogar em grandes centros pra jogarem aqui??? É apenas uma oportunidade que não faz diferença. Ter ou não jogos aqui não altera a pandemia e nem muda o lugar dos jogos pós pandemia!

Responder

2
0


J A Silva - 11-06-2021 12:19:39

É SIMPLESMENTE UMA VERGONHA A UM PAÍS IGUAL AO BRASIL, DEPENDER DE UMA INSTITUIÇÃO, QUE É VERGONHA NACIONAL E INTERNACIONAL, PARA UMA DECISÃO A UM EVENTO DESSE PORTE. DESDE QUANDO PRECISAMOS DELES, PARA DEFINIREM SE OS CAMPENONATOS ESTADUAIS, FEDERAIS OU COPA DO MUNDO FOSSE REALIZADO AQUI? ESTÃO SE SENTINDO DESPREZADOS, DESTRONADOS DO SEU REINADO? RELEGADOS A SIMPLES E MEROS MORTAIS? PODEM TER O PODER QUE TEM, MAS UM DIA PRESTARÃO CONTAS À MORTE!

Responder

0
1


alexandre - 11-06-2021 06:12:32

Toma PT.. trabalho e vácinas prós cuiabanos..

Responder

4
2


5 comentários

coluna popular
Flávio Bolsonaro esteve no gabinete do deputado
Rumo ao Interior
No parlamento e na Igreja
PL em andamento
Covid-19

Últimas Notícias
17.06.2021 - 22:59
17.06.2021 - 21:46
17.06.2021 - 21:18
17.06.2021 - 21:16
17.06.2021 - 21:12




Informe Publicitário