Em meio à pandemia, UFMT define detalhes de EAD | MUVUCA POPULAR

Terça-feira, 11 de Agosto de 2020

POLÍTICA Sexta-feira, 10 de Julho de 2020, 12h:04 | - A | + A




Flexibilização

Em meio à pandemia, UFMT define detalhes de EAD

Flexibilização curricular foi aprovada


redacaomuvuca@gmail.com

 

UFMT.png

Foto: Reprodução.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovou, nesta quarta-feira (8), a redação definitiva da minuta de resolução de flexibilização curricular da graduação a partir da oferta de disciplinas com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A medida implementa, durante a pandemia de coronavírus (Covid-19), o ensino a distância (EAD) para a instituição.

A proposta teve a colaboração da comunidade acadêmica, a partir do envio de sugestões a uma comissão composta por seis conselheiros, e com a discussão realizada pelo próprio Consepe, durante as quatro reuniões realizadas sobre a minuta. A decisão sobre quais disciplinas serão flexibilizadas será uma decisão do colegiado de cada curso, respeitando suas especificidades.

Além de definir quais TIC e meios digitais poderão ser utilizados nas estratégias de ensino-aprendizagem, a resolução aborda o planejamento dos componentes curriculares, o desenvolvimento de atividades avaliativas, o registro da frequência dos discentes, a forma de matrícula e cancelamento da disciplina, o cronograma da oferta de componentes curriculares e disposições finais.

Contudo, o EAD não é uma decisão absoluta entre as universidades. De 69 universidades, apenas 6 adotaram o ensino. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para o G1, "existe uma expectativa para a ampliação da adesão, pois algumas universidades estão organizando os sistemas e o formato que irão utilizar", como a UFMT.

Atualmente, o calendário acadêmico da universidade está suspenso e não existe nenhuma previsão de retorno às atividades presenciais.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Únicos políticos presentes
"Talvez você tenha esquecido seu papel"
Gestão da PM
Eleição suplementar ao Senado Federal
Greve da categoria

Últimas Notícias
11.08.2020 - 16:52
11.08.2020 - 16:22
11.08.2020 - 16:21
11.08.2020 - 15:15
11.08.2020 - 14:10




Informe Publicitário