Fake news agridem a democracia e o estado democrático de direito, afirma Dias Toffoli | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019

POLÍTICA Terça-feira, 11 de Junho de 2019, 17h:37 | - A | + A




Combate a Notícias Falsas

Fake news agridem a democracia e o estado democrático de direito, afirma Dias Toffoli

Afirmação do presidente do STF foi durante o lançamento do Painel Multissetorial de Checagem de Informações e Combate a Notícias Falsas


De Brasília (Agência RBC News)

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF) lançaram nesta terça-feira (11) o Painel Multissetorial de Checagem de Informações e Combate a Notícias Falsas. A proposta inclui parceiros o Supremo e do CNJ no combate às fake news, entre os quais representantes da mídia, entidades da área da Justiça e sites de checagem.

O trabalho do Painel Multissetorial de Checagem de Informações e Combate a Notícias Falsas será checar dados e informações falsos, inicialmente acerca dos atos do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça. O Painel passa a agregar a campanha #FakeNewsNão, lançada em fevereiro pelo CNJ, que objetiva identificar e impedir a circulação de informações, esclarecendo a sociedade sobre os danos que elas causam.

“As notícias falsas são especialmente graves quando praticadas contra o poder Judiciário, que lida diariamente com questões sensíveis, muitas de grande repercussão em todas as áreas. Distorcer o teor de suas decisões, suas práticas, pode afetar a vida de muitas pessoas, além de colocar em risco a credibilidade de instituições essenciais”, disse o ministro Dias Toffoli. 

Para ele, as fake news preocupam todos os brasileiros, pois afetam a democracia e o estado democrático de direito. O presidente do STF e do CNJ destacou ainda que as notícias fraudulentas são mais graves quando atingem o poder Judiciário. E citou estudos do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, que revela que, no Twitter, notícias falsas têm 70% mais chance de serem retuitadas que as notícias verdadeiras.  

Participam do Painel Multissetorial de Checagem de Informações e Combate a Notícias Falsas os profissionais dos sites de checagem de notícias, como Migalhas, UOL-Confere, Aos Fatos e Boatos.Org, além de portais de informações sobre o Judiciário, como Jusbrasil, Jus Navigandi, Conjur e Jota. Serão consultoras a Associação Nacional de Jornais, a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Fundação Getúlio Vargas e a Ordem dos Advogados do Brasil.  

“É uma batalha em defesa da nossa democracia, da nossa soberania. Muitos países do mundo estão tratando isso como tema fundamental, para que não sejamos colonizados por uma forma de comunicação à margem de qualquer controle da lei e Justiça e que promova uma desestruturação da ordem que construímos nesse país”, disse o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. “É preciso saber a quem serve a manipulação das notícias falsas, e isso deve ser respondido por quem manipula as mentiras em tempo real”, acrescentou.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(6) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Zé - 12-06-2019 10:30:07

Muvuca, troque de fornecedor. Esse só te vende estragada e misturada com bostas de jumentos.

Responder

0
0


Carlos Nunes - 12-06-2019 09:28:28

O Brasil deve ser o único país do mundo...onde a turma que encheu os bolsos, as bolsas, as caixas, as sacolas, com pacotes de dinheiro...ficaram impunes. Enquanto o povo brasileiro não acordar, e dar um CHEGA NISSO...os corruptores e corruptos vão deitar e rolar, ou não? O maior mal do Brasil é a CORRUPÇÃO. Quem lutar pra acabar com isso é um herói ou uma heroína...MORO, DALLAGNOL merecem é uma Medalha de Honra. Conseguiram arranhar a pontinha do iceberg da Corrupção no Brasil - o iceberg inteiro É GIGANTESCO. Quando começam a mexer com OS PODEROSOS, tem uma chiadeira danada...todo mundo diz que é inocente. Não tem corruptos no Brasil, SÓ INOCENTES. Puxa vida! Quando a gente começa a acreditar nisso, aparece mais um delator premiado que abre o bico e conta estórias...de como passaram a mão na propina. Contam com detalhes...tintim por tintim. Tio Palocci chamou como testemunhas dois motoristas que disseram: tio Lula recebeu propina numa caixa de uísque. Foram tio Palocci, e os dois motoristas que disseram isso. Na dúvida coloca um aparelho DETECTOR DE MENTIRAS nos 3, e manda eles repetirem a estória toda. Se o aparelho acusar que mentem, são 3 mentirosos...mas se o aparelho acusar que dizem a verdade...tem que dobrar a pena do tio Lula, uai.

Responder

3
0


Carlos Nunes - 12-06-2019 08:51:54

Pois é, Mané. há vários pontos de vistas pra visualizar esse caso: se MORO e DALLAGNOL tivesse conversado pra maneirar, facilitar pros Corruptos OU pra endurecer, investigar mais, pra ferrar com eles. Parece que a conversa foi pro segundo caso, pra endurecer ainda mais. Deve ser por isso que a University of Notre Dame concedeu pro MORO o título de Doctor Laws Honoris Causa pelos relevantes serviços prestados pra acabar com a Corrupção no Brasil. Ou acaba com a Corrupção de vez, doa a quem doer...ou ela vai continuar desgraçando o país. A ponto de recentemente os telejornais afirmarem: até 4 de junho o povo brasileiro já pagou de impostos mais de 1 TRILHÃO DE REAIS, e 29% disso (cerca de 290 BILHÕES) escorreram pelo ralo da corrupção. PRISÃO PERPÉTUA PROS CORRUPTOS. O cara que for pego metendo a mão no dinheiro tem que mofar na cadeia, ou não? Quantos 290 BILHÕES vão continuar escorrendo pelo ralo da Corrupção? Cadeia no Brasil não é mais só pra pobre, p.. e p... Agora é pra ex-presidente, ex-governador, ex-senador, ex alguma coisa importante. Tio Lula tá preso, tio Temer tá quase, a próxima vai ser a tia Dilma, pois tio Palocci, na delação disse: pegou propina dos Fundos. E a gente não sabe nem Que Fundos são esses? Cadê a delação do tio Palocci na íntegra, pro povo brasileiro ficar sabendo de tudo? Desde quando querer ferrar os Corruptos é safadeza Mané? Safadeza é meter a mão na propina e depois dizer que é o mais honesto do Brasil. Isso é igual dizer que a crise era só uma marolinha que ia passar...mentiu, não era marolinha era um tsunami que gerou 14 Milhões de desempregados, e rombo dentro de rombo no Brasil.

Responder

4
0


mané - 12-06-2019 07:16:35

Se toque o C.Nunes . Acha mesmo que esta sua conversinha de Hakers ,vai desviar a atenção sobre o principal ? O PRINCIPAL é o CONTEÚDO das conversas,a safadeza e a corrupção entre o Moro e o Dallagnol !!! O acerto entre ambos ,a armação sem provas para condenar o Lula e tira-lo da eleição !!! Esta sua conversinha ,vai ficar restrita à BÔLHA de ÒDIO do bolsonarismo ,e a Globo .que é parceira de toda ARMAÇÃO !!! Vem mais por ai ,e acho que vai expor as conversas de quando da libertação do Lula ,quando o safado do Moro ,estava em Portugal ,vai aparecer a Globo ,Antagonista ,os membros do Trf4 ,e toda a quadrilha da direitona !!! Esqueceu-se de quando o Moro VAZOU as conversas da Dilma? Pau que bate em Chico bateu em Francisco !!! Não seja tão cinico como o Moro ,discuta o CONTEÚDO !!!

Responder

5
2


Paquetá - 12-06-2019 07:07:12

"FAKE NEWS" tio tofolli? Você tem alguma "reserva" pra dizer isso? STF Vergonha nacional, vergonha do BRASIL!

Responder

3
0


Carlos Nunes - 11-06-2019 17:59:30

Aí teria que avisar o tio Toffoli...vem aí pior do que fake news, o ATAQUE DOS HACKERS. Entraram nos celulares dos Procuradores da República. Qual será o próximo passo deles? Vai entrar no celular DE QUEM? Daqui a pouco todas as autoridades do país serão hackeadas, sem saber é claro. Ministros do Supremo, Senadores, Governadores, Prefeitos, quem mais? Pra hackear tem que haver alta tecnologia...Da onde será que vem isso? De qual país? Não me digam que vão hackear o Governo do BOLSONARO inteiro.

Responder