Instituto diz que população indígena merece atenção em meio à crise de Covid-19 | MUVUCA POPULAR

Sexta-feira, 10 de Julho de 2020

POLÍTICA Quarta-feira, 01 de Abril de 2020, 13h:28 | - A | + A




Auxílio

Instituto diz que população indígena merece atenção em meio à crise de Covid-19

ISC afirma que povos pertencem ao grupo vulnerável


redacaomuvuca@gmail.com

Foto: Reprodução

O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou uma nota técnica afirmando que a população indígena merece atenção em meio à crise do coronavírus por pertencer à um grupo vulnerável. De acordo com a nota, é necessário fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) para atender à população.

“Deve-se considerar os desafios para ações individuais de prevenção e garantia de isolamento previsto para casos suspeitos ou confirmados em territórios indígenas, cujas habitações frequentemente têm grande número de moradores”, diz trecho da nota, assinada pela Profª Draª Cássia Carraco Palos, presidente da Congregação do Instituto de Saúde Coletiva.

De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, atualmente existem cerca de 42 mil indígenas divididos em 42 povos. O Instituto afirma ainda que é necessário levar em consideração as especificidades da população indígena.

“Além disso, a elevada prevalência de diferentes doenças e agravos à saúde na população indígena, tornam esse grupo mais vulneráveis a complicações, gerando preocupação sobre o modo como a epidemia poderá se comportar na população, em termos de evolução e gravidade”, ressalta a nota.

A valorização e fortalecimento do SUS, que atende a população indígena através do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), também é um ponto importante no desafio de conter a pandemia, de acordo com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Até o momento, Mato Grosso não registra nenhum caso confirmado ou suspeito de coronavírus em território indígena. Entretanto, no dia 27 de março o portal Metrópoles noticiou a morte de Israel Tiago Martins, indígena de 40 anos que tinha uma namorada francesa. Israel faleceu em uma Unidade de Pronto-atendimento de Sobradinho, Distrito Federal (DF).

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Rondonópolis
Nesta sexta
Dinheiro da pandemia
Novo coronavírus
TBT

Últimas Notícias
10.07.2020 - 14:04
10.07.2020 - 14:03
10.07.2020 - 13:21
10.07.2020 - 13:05
10.07.2020 - 12:04




Informe Publicitário