Lideranças do Xingu repudiam representação indígena na delegação de Bolsonaro na ONU | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

POLÍTICA Sábado, 21 de Setembro de 2019, 18h:44 | - A | + A




Repúdio

Lideranças do Xingu repudiam representação indígena na delegação de Bolsonaro na ONU

Carta foi divulgada por representante dos 16 povos do território xinguano


redacaomuvuca@gmail.com

Ludio.jpg

 Foto: assessoria 

Os principais representantes dos 16 povos indígenas do território indígena do Xingu emitiram carta de repúdio contra a inclusão da indígena Ysani Kalapalo na delegação oficial do Brasil que participará da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no próximo dia 23, em Nova Iorque.

A carta é assinada por caciques dos povos xinguanos Aweti, Matipu, Mehinako, Kamaiurá, Kuikuro, Kisedje, Ikpeng, Yudjá, Kawaiweté, Kalapalo, Narovuto, Waurá, Yawalapiti, Trumai, Nafukuá e Tapayuna.

“Viemos diante da sociedade brasileira repudiar a intenção do Governo Brasileiro de incluir a indígena. O governo brasileiro mais uma vez demonstra com essa atitude o desrespeito com os povos e lideranças indígenas renomados do Xingu e outras lideranças a nível nacional, desrespeitando a autonomia própria das organizações dos povos indígenas de decisão e indicação de seus representantes em eventos nacionais e internacionais”, afirma o documento.

Segundo a carta, “o governo brasileiro ofende as lideranças indígenas do Xingu e do Brasil ao dar destaque a uma indígena que vem atuando constantemente em redes sociais com objetivo único de ofender e desmoralizar as lideranças e o movimento indígena do Brasil”.

Os 16 povos indígenas do Território Indígena do Xingu, acrescenta a carta, “através de seus caciques reafirmam seu direito de autonomia de decisão através de seu próprio sistema de governança composto por todos os principais caciques dos povos xinguanos”.

“O governo brasileiro não se contentando com os ataques aos povos indígenas do Brasil, agora quer legitimar sua política anti-indígena usando uma figura indígena simpatizante de suas ideologias radicais com a intenção de convencer a comunidade internacional de sua política colonialista e etnocida”, acrescenta.

Finaliza o documento: “Não aceitamos e nunca aceitaremos que o governo brasileiro indique por conta própria nossa representação indígena sem nos consultar através de nossas organizações e lideranças reconhecidos e respaldados por nós”.

Confira a íntegra do documento:

PageFlips: Repúdio Xingu

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(16) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

mané - 23-09-2019 07:06:32

kkkk...é o time titular que vai ,talkei???!!! Não tenho coisa melhor , tá??? Lá vamos falar sobre fósforos ,gasolina ,tiros e bombas ,e Amazônia ,disso eu entendo . O Heleno vai comigo ,com suas medalhas ,e vamô lá ,esfregar na cara dos ¨gringo¨ ,que preservar é comigo eu !!! Já preparei o discurso de 20 minutos ,e acho que vou aguentar ler desse tanto ,vou falar em ¨brasileiro¨,não sei se a gringada vai entender. Tô nem ai takei ,eles que se virem !!!

Responder

0
1


Zeca - 23-09-2019 06:24:47

Sinceramente ,eu acho que ele deveria levar o QUEIRÓZ !!!

Responder

0
1


Ediney Prado - 22-09-2019 20:47:28

Incrível o governo se usar de uma mulher indígena, voz solitária, pra justificar seus crimes. Indecência: marca deste #GovernoDaDestruição.

Responder

3
2


Carlos Nunes - 22-09-2019 16:17:37

Pois é, terça-feira o BOLSONARO fará o discurso na ONU...e a Ysani Kalapalo estará na Comitiva Brasileira. De que BOLSONARO tem que se preocupar? Bem, com a França e parte da Europa, que tão tremendo de medo por causa do Acordo Mercosul-UE. Tio Macron e companhia tão sendo pressionados pelos empresários e trabalhadores franceses, a sabotar o Brasil de qualquer forma, tendo em vista que os produtos brasileiros são mais competitivos, mais baratos e melhores...e vai pegar uma fatia grande do mercado europeu. Essa estória de meio ambiente é só fachada...pode ser resolvida fácil, agora perder mercado pra produto brasileiro não tão deixando os governantes europeus dormir sossegado. Alguns países, inclusive o Papa Francisco, que fará Sínodo em outubro sobre a Amazônia, tão querendo INTERNACIONALIZAR a Amazônia, torna-la uma espécie de Antártida, onde cada país poderá explorar uma parte. Foge do Macron e dá de cara com o Papa? BOLSONARO não pode se importar com a chiadeira de segundas intenções...tem que defender é a Soberania Nacional - A Amazônia É NOSSA. Deixe que a turma toda chie a vontade, uai. Na reunião do G7, quase que a Amazônia foi internacionalizada, insuflados pelo tio Macron. Quem defendeu o Brasil, e disse que se deve respeitar a Soberania do Brasil, foi o tio Trump...se tio Trump naquele momento caísse na pegadinha do tio Macron...a essa altura já teríamos perdido a Amazônia. Tio Trump deu uma dentro...a favor do Brasil.

Responder

4
7


wagner - 22-09-2019 14:21:01

Com a provável anulação da Condenação do Lula ,analistas de mercado , estão debruçados em planilhas de custos de ansiolíticos ,anti-depressivos a pedido dos Laboratórios , em virtude da iminente libertação do Lula , e a explosão de consumo , pela classe média . Não sabem ainda , como esta casta vai lidar,com esta noticia ,e o vácuo que vai criar nesta pobre gente, que não para de afundar economicamente e moralmente . Como vão fazer para preencher as suas tristes vidas ? É uma das perguntas . A outra , como vão fazer ante a constatação da soltura , pois eles tem a sensação de pertencerem a uma classe superior ,por verem o Lula numa senzala ,e o desejo insano de que apodreça por lá .Mas quando se derem conta que pertencem ao povo , e estão na lona junto com eles,atolados na lama ,que o Bozó criou,e a ficha cair , a pancada vai ser muito forte . Dai , a preocupação dos Analistas e dos Laboratórios !!! Obs ; o BOZÓ está alugando INDIO ,como já alugou o Hélio Negão ,para levar a tiracolo ,como um bôlsa de griffe !!!

Responder

7
2


olavo - 22-09-2019 12:05:07

se tão criticando é por que ela é boa, pra cima deles BOLSONARO, A HIPOCRISIA DESSE POVO É EX-ESTRATOSFÉRICA....

Responder

4
7


Carlos Nunes - 22-09-2019 11:19:02

Por que será que o Cid Gomes, que não é paraíba, é cearense de Sobral-CE., esbravejou: vocês erraram feio...vocês merecem perder a eleição...vocês vão perder a eleição? Palavra de nordestino é porreta...perderam mesmo. Quem perdeu, ficou cego, e surdo durante décadas...vem falar que o governo do BOLSONARO é genocida. Do FHC até o Temer, passando pelo tio Lula e pela tia Dilma, foram assassinadas no país mais de 1 MILHÃO DE PESSOAS...já saiu a estatística do ano passado - 57 Mil. Segundo o Datena isso foi o genocídio...morreram crianças, mulheres, idosos, deficientes, homossexuais, etc, por absoluta InSegurança Pública. Tio Lula e tia Dilma, em vez de emprestar BILHÕES DE REAIS lá fora pros compadres, deviam ter pego esses BILHÕES e fechado estrategicamente nossas fronteiras, pra minimizar a entrada das Armas e das Drogas. Mas fechado mesmo. Aí, muitos cidadãos e cidadãs que tombaram no cano do revólver dos bandidos...estariam vivos até hoje. O genocídio teria sido evitado. A turma que perdeu, ficou navegando na maionese todos esses anos...tudo aconteceu debaixo do nariz deles, e eles não viram nada. Tá igual a Economia...os 14 Milhões de Desempregados, os Desalentados, os mais de 30 Milhões de trabalhadores jogados NA MARRA no Setor Informal pra sobreviver...não apareceram da noite pro dia. Uma série de erros, tais como: Má Gestão, Políticas Econômicas Erradas, Prioridades Equivocadas, além da roubalheira desgraçada, foi que gerou isso. Agora tio Palocci, que tá abrindo o bico e contando estórias, diz na delação que a Odebrecht financiou, por debaixo do pano, em troca de favores pouco republicanos, a campanha política da tia Dilma, em 2010. Se o Brasil fosse um país sério - o De Gaulle, que já morreu faz tempo, dizia que não é...tio Palocci seria convocado urgentemente pra narrar tudo isso. Foi um ataque à Democracia Brasileira.

Responder

4
4


Claudia - 22-09-2019 09:32:54

Petista pira

Responder

4
3


Carlos Nunes - 22-09-2019 08:59:25

Em resposta ao Eli (de novo)...então seria melhor o BOLSONARO levar 1 ou 2 Caciques? Em vez de uma Mulher? É melhor levar a Mulher mesmo...ela é o arquétipo de todas as Mulheres brasileiras, não representa só as indígenas...Na verdade o sangue indígena já corre nas veias dos brasileiros, num amalgama racial. Eu mesmo tenho uma tataravô que era indígena. Outra que era negra, outra que era branca...como a maioria dos 210 Milhões de brasileiros. Finalizando: BOLSONARO, como presidente da república, eleito com mais de 57 Milhões de votos...leva pra ONU quem ele quiser levar. Ninguém vai falar pra ele quem ele deve ou não levar? Assim como, depois que o Papa Francisco fizer o Sínodo da Amazônia em outubro, BOLSONARO pode rejeitar qualquer proposta da Igreja que INTERNACIONALIZE a Amazônia. Senão vai ter que intervir no Vaticano também, pra acabar de vez com a Pedofilia...deixem os menininhos em paz. Já sacanearam muito eles, e esconderam por debaixo do pano, durante décadas. Em vez de preocupar com a Amazônia, o Papa Francisco devia acabar primeiro com a Pedofilia mundial da Igreja...não tem um lugar do mundo onde não fizeram mal pra um menininho.

Responder

5
5


jose a silva - 22-09-2019 07:15:32

Os grandes representantes de uma categoria de párias da sociedade, um pouco a culpa é da própria! Mas vão lá em P. do Leste, em Nova Xavantina, nas margens das BR's 070 e 158, só cachaceiros indios nesses locais, incomodando os não indios! A gente fica com medo, pois um tapinha num fulano daqueles é cadeia na certa!

Responder

4
7


Carlos Nunes - 21-09-2019 22:58:38

Em resposta ao comentarista Eli...se entre os brancos que, disque são civilizados, a situação da Mulher é uma calamidade...imagine como será entre os indígenas. Aliás a situação da Mulher não é boa em nenhum lugar do mundo, ou é? Às vezes tem que aparecer uma Ysani, uma estranha nesse ninho de cobras, pra quebrar os paradigmas centenários. Vai ser a primeira indígena a aparecer na ONU, acompanhando um presidente eleito pelo povo. Deve ser orgulho nacional. Como sempre tem uma turma de maus brasileiros que querem DESPRESTIGIÁ-LA, DESMORALIZA-LA, APEQUENA-LA, tornando-a insignificante. Isso não é novidade nenhuma. Só por ela ter escapado dos caciques, já gosto dela. Se a gente pudesse, comparativamente, escapar dos caciques políticos...o Brasil mudava em pouco tempo pra melhor.

Responder

6
7


Eli - 22-09-2019 07:56:17

Ela não é a primeira indígena a aparecer na ONU. Os povos indígenas não se sentem representados por ela e ponto. Quem ela representa é o discurso justamente do branco, do não-indígena e seus esteriótipos. Ysani a tempos vem fazendo um desserviço nas redes sociais. Você por acada já viu um dos vídeos dela? Pois bem veja. É sem dúvida um desserviço. Outro ponto, a política do presidente Jair Bolsonaro vai na contramão de tudo o que defende os povos indígenas, as principais lideranças (homens e mulheres só para deixar mais claro) estão contra o presidente. Mas aí ele resolve levar um indígena que foi comprada pelo seu grupo para dizer merda, junto com o atual presidente, e as pessoas acharem que ela representa alguém, mas na vdd não.

Responder

11
5


Carlos Nunes - 21-09-2019 22:01:40

Ysani só ia pra ONU, se tomasse benção dos caciques, os poderosos chefões...como não tomou, ficaram zangados, uai. Agora os caciques querem dizer pro BOLSONARO quem ele pode ou não levar? Nenhum cacique foi eleito com 57 Milhões de votos, ou foi? Não é a Ysani que nos deve preocupar...em outubro quem deve preocupar o Brasil inteiro é o Papa Francisco, que vai fazer o Sínodo da Amazônia, pra entregar a região pra ONU. Francisco é partidário da INTERNACIONALIZAÇÃO da Amazônia...torna-la uma espécie de Antártida, onde cada país vai mandar. BOLSONARO não deve aceitar nenhuma intervenção de Papa nenhum. A Igreja Católica, desde 1,500, ficou do lado dos portugueses e espanhóis, na escravidão dos indígenas e dos negros...aliás achavam que esses nem Alma tinha. Alguns padres heróicos deram o sangue pra mudar isso...a maioria apoiava os poderosos...o que mataram de indígenas e negros não tá no gibi. O Pau Brasil era levado pra Portugal, porque dele fazia uma tinta especial, que fabricava os mantos dos Papas...foi aí que começou o Desmatamento.

Responder

4
7


Carlos Nunes - 21-09-2019 20:03:02

BOLSONARO quebrou a estrutura machista dos caciques...levou uma Mulher pra ONU. Isso mereceria uma pergunta: Qual a situação das Mulheres indígenas? Alguém sabe? Vamos esquecer um pouco dos homens, sejam caciques ou não...como tão as Mulheres? Há discriminação com as Mulheres? Há ou não há? Ou é tudo velado? Só cacique manda? E as Mulheres? Não me diga que é igualzinho a situação dos Eleitores no Brasil, onde mais de 52% são Mulheres...entretanto o número de Senadoras, Deputadas Federais e Estaduais, Governadoras, Prefeitas, Vereadoras, é mínima. Mato Grosso por exemplo tem 1 Senadora, SELMA ARRUDA, 1 Deputada Federal, ROSA NEIDE, e 1 Estadual , JANAINA. TRE/MT tá puxando o tapete da SELMA e quer puxar o tapete da JANAÍNA também. Aí, Mato Grosso vai ficar só com a ROSA NEIDE como representante. A estrutura dos indígenas de Mato Grosso deve ser parecida com isso, ou não? Muito cacique e as Mulheres em último plano. Seria bom o BOLSONARO, depois da ONU, colocar essa Ysani Kalapalo como chefe dos caciques...um Cargo que esteja acima deles todos, uai. Pra eles aprenderem a valorizar mais a Mulher.

Responder

8
14


Iris - 21-09-2019 21:02:00

Nao querem ela pq só fala merda e não pq é mulher. Ysani foi comprada e já esta sendo chamada pelos parentes de Insana.

Responder