Mendes pede mudança na Constituição para concessão de terras sem aval da AL | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021

POLÍTICA Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020, 13h:26 | - A | + A




Terras públicas

Mendes pede mudança na Constituição para concessão de terras sem aval da AL

Ação foi protocolada no Supremo no dia 19 deste mês


redacaomuvuca@gmail.com

 

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a alteração de um artigo da Constituição Estadual que condiciona a alienação ou a concessão de terras públicas a terceiros à aprovação da Assembleia Legislativa do estado, exceto para fins de reforma agrária.

A ação foi protocolada no Supremo no dia 19 deste mês e está sob a relatoria da ministra Rosa Weber. A magistrada deu o prazo de 10 dias para que a Assembleia Legislativa se manifeste sobre a ação, a partir desta quarta-feira (25).

"Requisitem-se, pois, informações à Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso, a serem prestadas no prazo de dez dias. Após, dê-se vista ao Advogado-Geral da União e ao Procurador-Geral da República, sucessivamente, no prazo de cinco dias", diz trecho do despacho.

No documento, o chefe do Executivo argumenta que o Artigo 327 da Constituição mato-grossense viola o princípio da separação dos Poderes, pois a alienação ou a concessão de terras públicas são meros atos executivos situados no contexto de programas definidos com a participação do Legislativo.

Ele relata que a necessidade de aprovação pela Assembleia Legislativa tem atrasado a conclusão de processos administrativos que tratam do tema.

Mauro Mendes alega, ainda, que a Constituição da forma como está afronta o Artigo 188 da Constituição Federal, que somente condiciona à aprovação do Congresso Nacional a alienação ou a concessão de terras públicas para fins de política agrícola ou reforma agrária nos casos em que elas ultrapassarem 2,5 mil hectares. 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Melhor entre os quatro últimos gestores
Durante o trajeto
Filha está isolada
População cobra Mendes
Irresponsabilidade

Últimas Notícias
18.01.2021 - 21:49
18.01.2021 - 20:34
18.01.2021 - 19:38
18.01.2021 - 19:04
18.01.2021 - 18:37




Informe Publicitário