‘Ministro vai ter que explicar porque quer destruir a universidade pública’, afirma Rosa Neide | MUVUCA POPULAR

Domingo, 26 de Maio de 2019

POLÍTICA Terça-feira, 14 de Maio de 2019, 19h:00 | - A | + A




Corte de Orçamentos

‘Ministro vai ter que explicar porque quer destruir a universidade pública’, afirma Rosa Neide

Abraham Weintraub foi convocado a prestar esclarecimentos no plenário da Câmara dos Deputados sobre os cortes na educação


De Brasília (Agência RBC News)

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi convocado a prestar esclarecimentos no plenário da Câmara dos Deputados, em sessão deliberativa da tarde de terça-feira (14), para prestar esclarecimentos sobre bloqueios no orçamento de sua pasta. O ministro terá que comparecer nesta quarta-feira (15), dia da greve nacional dos trabalhadores na educação. A convocação foi aprovada por 307 votos. Votaram contra 82, que compõe o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, e o Partido Novo, que foram os únicos que orientaram suas bancadas aos votos contrários.

“O ministro não está sendo convidado. Ele está sendo convocado a explicar a esta Casa porque, de uma hora para outra, resolveu destruir as universidades públicas do Brasil e os institutos federais, fazendo um corte linear de 30% dos recursos, sem conversar com os reitores, sem planejamento, deixando o segundo semestre totalmente descoberto das ações principais que as instituições desenvolvem no interior de seus campi”, afirmou a deputada federal Professora Rosa Neide (PT).

A parlamentar mato-grossense falou ainda sobre a mobilização dos professores para esta quarta-feira. Segundo ela, os profissionais da rede pública receberam a adesão dos da rede privada, porque, como celetistas, serão duplamente afetados pela reforma da Previdência. Lembrando que, inicialmente, a greve da categoria foi convocada com a reforma. Mas, no meio do caminho, surgiram os cortes na Educação e o movimento se ampliou, inclusive com a adesão dos estudantes.

Weintraub já estava convocado para comparecer nesta quarta-feira a audiência pública na Comissão de Educação da Câmara. Com base nisto, o líder do governo na Câmara, deputado Major Vítor Hugo (PSL-GO), e a líder do Governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), argumentaram que não seria necessária a convocação para o plenário do Câmara, que neste caso se transforma em Comissão Geral, justamente para debater temas fora de suas pautas deliberativas.

O requerimento da convocação de autoria do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). “É uma oportunidade para que o povo brasileiro perceba que a Câmara dos Deputados está sensível ao clamor da sociedade, já que amanhã as ruas serão ocupadas por gente preocupada com a cultura e a educação. O ministro vai explicar o corte de 30% das universidades e institutos federais”, comentou o parlamentar comunista.

Confira no vídeo abaixo a entrevista com a deputada Rosa Neide:

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(13) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Mariazinha - 15-05-2019 09:34:24

TREZE familiares do BOZÓ estão lotados no seu GABINETE!!! È só a ponta do LARANJAL !!! Vão ter abertos o SIGILO de 86 FANTASMAS da FAMIGLIA !!!

Responder

3
1


Isabel - 15-05-2019 09:28:21

Parabéns isso mesmo estamos com a senhora vamos a luta defendendo os nossos direitos e a educação no nosso país!

Responder

3
1


Miguel - 15-05-2019 09:23:16

90% dos Estudantes federais são maconheiros 10% se salva

Responder

1
3


Tião melino - 15-05-2019 09:14:44

Parabéns para todos os professores! tem que lutar pela educação básica também

Responder

3
1


Meure - 15-05-2019 09:12:33

Imaginem uma ação disfarçada esses cortes, segundo o próprio ministro não são cortes né?, e um remanejamento de verba ou seja o governo tem "outras prioridades" como pagar deputados pra votar pela reforma. Da onde eles podia tirar tanto dinheiro assim? estamos vendo que os deputados são praticante todos a favor? abrem o olho meu povo e vamos lutar contra essas barbaridades desse governo louco

Responder

2
1


Auro - 15-05-2019 09:09:37

Administrem com competência que o dinheiro da e sobra

Responder

3
1


Melissa - 15-05-2019 09:06:44

Tem que cortar MESMO tem muita FALCATRUA dentro de toda unidade escolar. E aida muitas falta de respeito.

Responder

1
2


Claudia - 15-05-2019 09:04:04

Ninguém quer destruir nada parem com esse mimimi

Responder

1
2


Carlos Nunes - 15-05-2019 08:56:42

Governo BOLSONARO quer contingenciar a verba pras Universidades em 2 BILHÕES DE REAIS...tia Dilma cortou a verba da Educação em 11 BILHÕES...Ih! BOLSONARO ainda tá muito distante do corte da tia Dilma. Aí, a gente podia aproveitar o imbróglio e abrir a CAIXA PRETA das Universidades brasileiras. Afinal de contas Qual é o retorno que as Universidades tão dando pra Sociedade? Tem um montão de CAIXAS PRETAS que precisam ser abertas, escancaradas...pro Eleitor, o dono do Poder através do voto. Nós, os Eleitores, por enquanto somos uns donos do Poder MEQUETREFES..ou não sabemos de nada ou somos os últimos a saber. Devíamos saber de tudo...e ser os primeiros a saber de tudo. Tem que abrir a CAIXA PRETA da Educação, da Saúde, da Segurança - os 3 direitos constitucionais do cidadão brasileiro. Pagamos um montão de impostos...e sempre essas 3 áreas não funcionam direito. Saúde SALVE-SE SE PUDER...Segurança SALVE-SE QUEM PUDER...e a Educação? SALVE-SE DE QUEM? Da incompetência, da ineficiência? Nem o Curso de Direito parece que funciona...o estudante passa 5 anos ralando pra fazer o Curso, passa por inúmeras provas, recebe o Diploma...e no meio do caminho encontra uma OAB que reprova no Exame, e aponta: não aprenderam bulhufas, se aprendessem passavam no Exame. Alguma coisa tá profundamente errada na Educação, ou não tá?

Responder

3
1


alexandre - 15-05-2019 08:53:31

Dilma cortou 11 milhoes em 2015, não teve greve por que ? será porque a greve é poltica ? movimentos da esquerda articulado, virou tudo um balaio de gato: lula livre, com reforma da previdencia, com contigenciamento na educação...

Responder

2
1


mané - 15-05-2019 08:13:22

O BOZÓ quer que sejamos iguais a ele e seus apoiadores. IDIÓTAS , LUNÁTICOS ,CÉREBRO DE ERVILHA !!!

Responder

1
3


alexandre - 15-05-2019 07:09:09

Mimimi petebas, não tem dinheiro, tem que pagar BPC..

Responder

3
3


alexandre - 15-05-2019 06:33:56

O PT destruiu o Brasil quebrou de tanto pixuleco, é hora de pagar a conta, ajuste fiscal.

Responder

3
5


13 comentários