"Se existe uma fake news na educação de MT, se chama governo Mauro Mendes", diz Lúdio | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021

POLÍTICA Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020, 17h:16 | - A | + A




Polêmica sobre fechamento de escolas

"Se existe uma fake news na educação de MT, se chama governo Mauro Mendes", diz Lúdio

O parlamentar citou ainda que o Estado não está sendo "transparente" ao prestar esclarecimentos


redacaomuvuca@gmail.com

 

Após uma prestação de esclarecimentos realizada nesta quarta-feira (25), pelo Secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), disse que o governo não repassou as devidas informações sobre o possível fechamento de 300 escolas em todo o Estado. A situação veio à tona recentemente e está sendo acompanhada pelo parlamentar, que declarou estar preocupado com a superlotação que irá ocorrer nas unidades, visto a situação da pandemia vivida atualmente.

O médico sanitarista ainda fez duras críticas ao Palácio Paiaguás, isso pois, segundo ele, o Estado “não está sendo transparente”. Na reunião realizada ontem, Lúdio citou que não houve produtividade, já que nada de concreto foi repassado por Alan.

“Nós já recebemos por exemplo denúncias de três escolas em Várzea Grande, que já foram comunicadas por e-mail do fechamento, escolas que juntas atendem mais de 2 mil alunos (...) se existe uma fake news na educação de Mato Grosso, essa fake news se chama governo Mauro Mendes”, disparou o Petista.

Além do fechamento das instituições, Lúdio ainda pontuou que há outras irregularidades como a “gestão democrática”, que colocará fim as eleições para diretores de escolas, que agora será feita por meio de um processo seletivo, o que segundo o político, está em desconformidade com leis do próprio Estado.

Também há um decreto segundo o deputado, disponível no Diário, que aponta que a partir do próximo ano será retirado do ensino fundamental o primeiro ano, isso de todas as instituições.

Com todas essas irregularidades citadas, para o político, Mato Grosso está utilizando apenas um “sofisma”, para responder as diversas questões apontadas pela Assembleia Legislativa e também pelos servidores e população, que são pegos de surpresa com as novas decisões.

“Sem qualquer diálogo prévio (...) o governador está tomando decisão, sem debater anteriormente essas questões, sem transparência, e nós só tomamos conhecimento, a comunidade escolar, o Fórum de Educação só tomando conhecimento no Diário Oficial”, disparou o médico.

Antes de encerrar a entrevista, e se dirigindo a gestão Mendes, Lúdio pontuou que nesses dois anos de mandato a única coisa que o governo fez foi “desmontar a educação pública”, em Mato Grosso.

De acordo ainda com informações divulgadas na imprensa, a Seduc ficou de prestar esclarecimentos mais concretos até esta sexta-feira (27), sobre o fechamento e/ou reordenamento das instituições.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(6) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Oi? - 27-11-2020 13:36:57

Pra quem manda os filhos de carro pra escola, tanto faz se a distância é 800m, 2km. Não colocam seus filhos na rua, com a cabeça no sol. Esse povo daí só pensa em cortar gastos, e não diferenciam entre o que é despesa e o que investimento, inclusive imaterial - o conhecimento.

Responder

2
0


Bolão - 27-11-2020 11:02:15

Se Lúdio tivesse sido eleito Governador seria muito melhor do que Taques e Mendes! Não votem em candidatos que representem a classe Empresarial! Votem em quem defende o povo!

Responder

3
0


APOSENTADA - 27-11-2020 08:28:40

Parabéns, Deputado, NÃO SOU petista, nem partidária de qualquer outra sigla. Meus princípios direcionam minha conduta para o justo ao coletivo. Sua atitude me representa, principalmente quando retrata o que penso dessa, pra mim, NEFASTA, INJUSTA, INFAME, DESUMANA, CRUEL, etc...etc... atual forma de GESTÃO; INCLUSIVE oro, incessantemente, que seja a ÚLTIMA VEZ que, segundo minha percepção, o exemplar de ENGODO, tenha algum cargo PÚBLICO eletivo, assim como, aqueles que dele recebam "apoio"... SANGUE DE CRISTO TEM PODER!

Responder

4
0


- 27-11-2020 03:18:32

Esse Abílio vai perder. Os eleitores da Gisela não sao loouco de votar no Bolsoloco de Cuiabá. LGBT, feministas, espíritas, gente da paz e do bem, vai votar nesse que representa um Bolsonaro maluco? BOZONARO É DESGOVERNO E DESEQUILIBRADO, ATRASO PARA O BRASIL Já voltamos no Bolsonaro uma vez com esse mote de honestidade... E ele não é BOZONARO FEZ OS SEUS ELEITORES PASSAR VERGONHA. . A turma dele não é honesta e santa como dizem .... depois que o mauromentis entrou na campanha foi outra ocasião que sepultaram a trajetória política do Abílio. EMANUEL FAZ MUITO MAIS PELOS POBRES!!! Emanuel diz claramente no vídeo do paletó que tentam difama-lo que quer o restante via transferência, então os patrões que tentam falar que o Emanuel é corrupto se fazem de besta. EU NAO VOTO EM VOTO DE PATRAO. POBRE CUIDADO, NAO VOTE EM VOTO DE PATRÃO. Também não vou dar meu voto pra turma de igreja. O pessoal do gabinete da madrasta do Abílio foram lá arrecadar dinheiro também, só que Emanuel questiona que seja feito via transferência. E PATRÃO PEDINDO VOTO PRA ABILIO SE FAZ DE BESTA #FORturmadoDIZIMO. >:( FORA ESQUEMA DE. LAVAGEM CEREBRAL PRA RANCAR DINHEIRO DE POBRE Quem ja viu a vida de luxo que vive os pastores comprando carroes e iPhone até pra neto sabe que o que mais tem é a vida de luxo e igreja tirando de pobre. REPARA BEM COMO CRENTE POBRE É MAGRO E OS PASTOR E PARENTE SÃO TUDO GORDO.

Responder

4
0


Fábio Assunção - 26-11-2020 21:20:48

O que esperar deste Secretário, formou ano passado para Engenheiro, agora é Secretário, só neste Desgoverno. Vamos mostra O peso dos Servidores dia da ELEIÇÃO VAMOS VOTAR NO 15.

Responder

5
0


Carlos Nunes - 26-11-2020 17:39:37

É, hoje no Programa do Andersen Navarro, o Secretário de Educação tentou explicar esse imbróglio, mas não convenceu. Perguntado se as medidas eram pra diminuir Custos, disse que não...mas depois falou como se fosse. Ora, Educação não é Despesa...É INVESTIMENTO. Fechar Escolas é ruim pra burro. É a mesma coisa que fechar Hospitais...Argumentou que vai fechar uma delas, e colocar os alunos numa próxima...longe 800 Metros...Puxa vida! 800 Metros e quase 1 Km. Não é perto coisa alguma. Argumentou que algumas Escolas não podem ter poucos alunos...depois disse que uma delas será destinada pra outras atividades sociais...Ora, poderia continuar tendo a Escola...e no espaço que não for usado, fazer as atividades sociais... Resumo da Ópera> O Secretário de Educação não convenceu nem um pouco...pareceu bem fraquinho. Deve ter gente melhor que ele pra ser Secretário de Educação do Estado. Será que foi indicação política de algum partido?

Responder