Sem leitos de UTIs, médicos precisam escolher quem morre e vive  | MUVUCA POPULAR

Terça-feira, 11 de Agosto de 2020

POLÍTICA Sexta-feira, 10 de Julho de 2020, 14h:03 | - A | + A




Caos na saúde

Sem leitos de UTIs, médicos precisam escolher quem morre e vive

Há apenas 4 leitos de UTIs disponíveis.


redacaomuvuca@gmail.com

 

O colapso na saúde em Mato Grosso chegou ao extremo. De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, há uma média entre 30 a 40 pessoas por dia na fila esperando um leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado. 

De acordo com o último boletim endemiológico, a ocupação dos leitos de UTI é superior a 98%, e havia apenas quatro leitos disponíveis para pacientes com covid-19 nos 141 municípios.  

"Enquanto não tiver uma vacina, nós vamos ter que conviver com o vírus. Não é brincadeira. É melhor evitar do que ficar doente", disse. 

Segundo o secretário, quando chega o paciente cabe ao médico regulador quem irá ocupar os poucos leitos disponibilizados.

"Muita gente me liga procurando por leitos de internação, não sou eu que regulo, quem escolhe é o médico regulador de acordo com a necessidade. Em alguns casos tem liminar da Justiça que precisamos passar na frente". 

O secretário disse ainda que o Estado poderá levar pacientes para outros estados em que tenha leitos de UTIs SUS disponíveis para o paciente. 

Em relação a quarentena obrigatória, Gilberto é a favor da manutenção dela por mais 14 dias e diz que só a partir da próxima semana será possível medir os efeitos deste primeiro momento.

Conforme o secretário serão acrescentados mais leitos de UTI em Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Cáceres, Colíder, Peixoto de Azevedo, Barra do Garças e Alta Floresta. Várzea Grande e Cuiabá, no Hospital Santa Casa, terão aumento já a partir desta sexta. Sendo 20 novos leitos na Santa Casa e 30 leitos em Várzea Grande na quarta-feira (15). A busca total é aumentar mais 200 leitos até o fim do mês de julho.

 
VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Únicos políticos presentes
"Talvez você tenha esquecido seu papel"
Gestão da PM
Eleição suplementar ao Senado Federal
Greve da categoria

Últimas Notícias
11.08.2020 - 16:22
11.08.2020 - 16:21
11.08.2020 - 15:15
11.08.2020 - 14:10
11.08.2020 - 13:12




Informe Publicitário