Senadora abre fogo contra "Boa noite, Cinderela" e obriga comércios a incluírem avisos | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019

POLÍTICA Segunda-feira, 09 de Setembro de 2019, 19h:01 | - A | + A




Crime de Estupro

Senadora abre fogo contra "Boa noite, Cinderela" e obriga comércios a incluírem avisos

Selma Arruda faz alerta sobre crimes contra dignidade sexual


redacaomuvuca@gmail.com

Senadora Selma Arruda (PSL) / Foto: Reprodução

A senadora Selma Arruda (PSL) instaurou uma proposta que obriga os estabelecimentos comerciais a incluírem avisos, de forma clara e direta, sobre crimes de estupro cometidos contra pessoas em situação de vulnerabilidade por ingestão de substâncias sedativas, químicas ou de teor alcoólico, que prejudicam a lucidez das vítimas.

Segundo o projeto encaminhado, a obrigatoriedade deve ser aplicada em hospitais, clínicas, consultórios médicos e odontológicos, farmácias, hotéis, motéis e casas noturnas. Além disso, a divulgação dos produtos que afetam a dignidade sexual de pessoas deve ser restrita, onde a pena por descumprimento deve ser multa, suspensão de publicidade e interdição do estabelecimento.

“É certo que o crime de violação à dignidade sexual não tem desculpa. Assim como a facilitação de instrumentos, ações ou medidas que viabilizem condutas lesivas à dignidade sexual. De igual forma, compete ao Estado estabelecer políticas públicas preventivas, de conscientização e de responsabilização”, declarou Selma.

Conforme um Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD), o risco de estupro aumenta 4 (quatro) vezes entre mulheres embriagadas e, nessas condições, a mulher, diferente do homem, comumente é punida pela sociedade por ingerir bebida alcoólica.

A humilhação da vítima põe em evidência a cultura machista enraizada no país, que naturaliza situações discriminatórias contra a mulher constantemente, já que a mesma avaliação não se faz ao homem, quando este estupra sob a condição de estar alcoolizado.

“Compete ao Poder Público, atuar de forma a criar políticas públicas de conscientização em massa, com a vinculação das devidas responsabilidades, desde a comunicação, publicidade até a fabricação e uso de produtos que potencializam a vulnerabilidade de pessoas”, ressaltou a parlamentar.

“Boa noite, Cinderela”

O “Boa noite, Cinderela” é um golpe no qual a vítima é dopada ao ingerir uma bebida alcoólica misturada com uma ou mais substâncias alcaloides (de origem natural ou sintética). O etanol (álcool utilizado em bebidas alcoólicas), nesse caso, é usado como potencializador dos efeitos da substância.

O golpe geralmente é aplicado em mulheres, com o principal intuito abusar sexualmente da vítima. Ao ingerir a bebida misturada com a droga, a pessoa tem sua atenção e memória afetadas, o que a torna submissa ao criminoso.

Além de estar suscetível aos crimes citados, a pessoa que cai no “Boa noite, Cinderela” também pode ter sua saúde afetada e pode, até mesmo, morrer, pois não se sabe como a droga fará efeito em seu organismo.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(5) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Luís - 10-09-2019 11:19:45

O CONAD foi criado em 2006. E de lá pra cá o que vimos foi o avanço cada vez maior das drogas na sociedade.Ninguém consegue parar isso

Responder

1
0


Marcus - 10-09-2019 11:18:16

Excelente ! Senadora

Responder

2
0


Vilma - 10-09-2019 11:03:19

E anunciar as casa de recuperação que cuida de DEP. Quimicos

Responder

1
0


Bruno - 10-09-2019 10:59:54

Está certo, tem que fazer alguma coisa, né senhora caixa 2??

Responder

1
1


Adamastor Neves - 10-09-2019 09:35:43

Taí uma coisa que não havia pensado, a vulnerabilidade dessas pessoas que estão expostas a isso. Podem falar o que quiser, mas são seres humanos tbm, merece atenção do poder público.

Responder

1
0


5 comentários