Servidores dos Correios suspendem paralisação | MUVUCA POPULAR

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019

POLÍTICA Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019, 16h:50 | - A | + A




Greve Nacional

Servidores dos Correios suspendem paralisação

Funcionários de MT aderiram à greve nacional contra a privatização dos serviços


redacaomuvuca@gmail.com

Correios I Foto: Reprodução

Após uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), nesta terça-feira (17), que solicita a suspensão da paralisação dos trabalhadores dos Correios, 70% dos servidores que aderiram à greve na última quarta-feira (11), tiveram que retomar as atividades da empresa.

De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), os trabalhadores estavam reivindicando reajustes salariais e se posicionando contrários a uma eventual privatização dos Correios.

Em Mato Grosso, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Mato Grosso (Sintect-MT), Edmar dos Santos Leite, disse ao emanuelzinho, que os trabalhadores estão se mobilizando porque são contrários a privatização dos Correios no país e, que as questões salariais, apesar de importantes, não tem sido a pauta principal.

“Diferente do que pensam, a pauta salarial não é nossa principal reivindicação, apesar de ser importante, e termos um dos menores salários, queremos retirar os Correios do programa de privatização. Pois essa medida irá prejudicar tanto os trabalhadores quanto a população. O objetivo do Governo é lucrar. Hoje, o serviço dos correios estão disponíveis em todas as cidades, em cada canto do país, mas com a privatização, ele só irá funcionar nos locais que sejam lucrativos. Precisamos discutir a privatização, que não é a saída. O serviço dos Correios não tem sido um dos melhores, mas se for privatizado, a te tendência é só piorar”, disse.

Com a decisão do Tribunal Superior do Trabalho, as atividades devem retornar normalmente ainda essa semana.

Confira a carta pública emitida pelo Sintec-MT:

“Você sabia?

1– Que os Correios estão presentes em mais de 5.200 cidades brasileiras e que somente 324 (8%) delas dão lucro? Portanto, os Correios seriam fechados em milhares de cidades não lucrativas para as empresas privadas.
2 – Que o governo federal não coloca 1 centavo nos Correios? Pelo contrário: todos os anos os Correios repassam parte do lucro ao governo.
3 – Que o Monopólio Postal é somente sobre correspondências? Nas encomendas a concorrência já é aberta e mesmo assim os Correios é líder.
4 – Que as grandes empresas privadas repostam as encomendas nos Correios para conseguir entregar?
5 – Que serviço é bem mais caro e que o sigilo das correspondências estará em risco com as empresas privadas?
6 – Que são os Correios que entregam VACINAS, LIVROS DIDÁTICOS e PROVAS DO ENEM em todo Brasil?
7 – Que os Correios fazem ágeis campanhas de arrecadação de LEITE MATERNO e também de DOAÇÕES DE ALIMENTOS, ROUPAS, AGASALHOS, etc... em catástrofes, como a de Brumadinho?

8 – Que em muitas pequenas cidades os Correios são o único agente bancário, com o Banco Postal? carão desempregados?

9 - Que mais de 100 mil pais e mães de família

10 – Que Paulo Guedes, Ministro da Economia, que quer entregar os Correios está sendo investigado por desvios no Postalis, o fundo de pensão dos funcionários?

DIGA NÃO À PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS, pois os trabalhadores e a população sairão perdendo! Empresa privada só visa o LUCRO pelo LUCRO! Nos últimos anos os governos derrubaram a qualidade do serviço de propósito para forçar a privatização: NÃO HÁ CONCURSOS PÚBLICOS DESDE 2011 e foi retirado o transporte aéreo, hoje é tudo por carreta. Por isso, o SEDEX que chegava no dia agora demora 5, 10 dias e não tem funcionários suficientes para manter a entrega em dias."

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

alexandre - 18-09-2019 20:04:38

Nem vi a greve da CUT/PT ?

Responder

2
0


1 comentários