Sindimóveis cobra mais transparência do Creci de Mato Grosso  | MUVUCA POPULAR

Domingo, 25 de Outubro de 2020

POLÍTICA Sábado, 19 de Setembro de 2020, 08h:00 | - A | + A




Conflito entre Corretores

Sindimóveis cobra mais transparência do Creci de Mato Grosso

Conselho recusa dialogar com o Sindicato e fornecer dados dos corretores registrados na entidade


redacaomuvuca@gmail.com

Creci MT

Foto: Reprodução

O Sindicato dos Profissionais do Setor Imobiliário de Mato Grosso (Sindimóveis-MT), denunciou ao Muvuca Popular neste sábado (19), uma atitude um tanto quanto autoritária do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-MT).

Conforme o presidente do Sindicato, Juliano Lobato Evangelista, o atual presidente do Conselho, Benedito Odário, tem se recusado a compartilhar dados importantes sobre os corretores de imóveis registrados no Creci, gerando um enorme conflito entre a categoria.

Recentemente, o Sindimóveis realizou uma Assembléia Virtual histórica, contando com a presença de mais de 256 corretores, residentes em diversos municípios do Estado. Na reunião, foram apreciadas 11 pautas, entre elas, a principal teria sido a exigência por mais transparência no Creci; veja quais foram as pautas discutidas ao final da matéria.

“A categoria está exigindo mais transparência do Creci, as informações, elas não estão sendo transmitidas aos corretores com fácil acesso e clareza, nós do Sindicato, solicitamos uma informação de domínio público, que deve ser compartilhada entre entidades e até hoje eles sequer responderam o nosso ofício”, relatou Juliano ao Muvuca Popular.

De acordo com Lobato, essa é a cobrança mais “fervorosa” dos corretores, contemplando a maioria dos que estavam presentes na Assembleia.

Além disso, Juliano ainda contou que o presidente do Creci, Benedito Odário não só estava presente, como o foi ofertado um espaço para que pudesse se manifestar sobre o descontentamento da categoria, no entanto, ele teria permanecido  “mudo” durante toda a reunião.

“Demos um espaço pra ele, tínhamos a expectativa de que ele fosse responder à categoria sobre a Política de relacionamento do Creci com o Sindimóveis, já que os quatro ofícios protocolizados são para cumprimento das decisões proferidas pela categoria na Primeira Assembléia Virtual da Categoria. O espaço de mais de uma hora foi concedido também para que ele e todos os demais manifestassem opinião sobre os temas que a categoria discutiu, votou e aprovou na assembleia. No entanto, ele entrou na Assembléia mudo permanece até agora, calado”, relatou o presidente do Sindicato.

O Muvuca Popular entrou em contato com o presidente do Conselho, Benedito Odário, para que desse sua versão dos fatos, no entanto, não obtivemos retorno até o fechamento da presente matéria.

Veja quais foram as pautas apreciadas pelo Sindicato na Assembleia Virtual:

PAUTA 1 - EXPRESSA ORDEM DO DIA: “Deliberações sobre partilha de honorários entre corretores e definição de limites de participação de terceiros intermediários nao-corretores em negócios Imobiliários";

PAUTA 2 - Criação do seguro de vida e acidentes pessoais para o Corretor de Imóveis, mediante contratação sob responsabilidade exclusiva do sindicato, em apólice coletiva, de valor único anual;

PAUTA 3 - Solicitar Cadastro atualizado da Diretoria, Apoiar, Incentivar, Conhecer e Fiscalizar a atuação de toda e qualquer Associação de Corretores de Imoveis no Estado de Mato Grosso;

PAUTA 4 - criação de Planos de Saúde em grupo a nível estadual aos Corretores e dependentes, mediante formação de um fundo financeiro de reserva;

PAUTA 5 - criação de um Classificados tipo diário oficial dos corretores de imóveis com circulação em todo o Estado para que possamos concentrar as nossas publicações oficiais das Imobiliárias como extravio de documentos, editais, balanços obrigatórios, desagravos e outras publicações de cunho fiscal e obrigatório, bem como tornar obrigatório que todo e qualquer empreendimento Imobiliário divulgue suas licenças e seu respectivo número de registro em cartório, divulgação antecipada de plantões das Imobiliárias e divulgações de estagiários e seus respectivos responsáveis incluindo as alterações, divulgação das autuações e resultados das fiscalizações do CRECI bem como publicação dos Balanços de receita e despesa e patrimônio adquirido incluindo despesas de pessoal e gastos do cartão corporativo e gastos com comunicação social e propaganda do CRECI de MT por exercício fiscal;

PAUTA 6 - Implementar lei estadual de obrigatoriedade da anotação do nome do corretor a margem das matrículas nas transações que forem intermediadas;

PAUTA 7 - Prorrogação das INSCRIÇÕES para Delegado e Delegada Sindical;

PAUTA 8 - Criar comissão de Celebração de Convênios e eleger membros voluntários;

PAUTA 9 - Eleger membros voluntários para a Comissão de ética;

PAUTA 10 - Eleger Membros voluntários para a Comissão de avaliação Imobiliária;

PAUTA 11- Eleger membros de atuação voluntária para a comissão de Direito Imobiliário.

Leia mais: Em sua 2ª Assembléia a categoria dos Corretores de Imóveis aprova pauta que força a adoção de MAIOR TRANSPARÊNCIA na gestão de Benedito Odário frente ao CRECI de Mato Grosso

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(2) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Benedito costa - 19-09-2020 12:54:16

O CRECI precisa passar por um pente fino, tirar os caras que a anos manda ali, como é o caso do Rui Pinheiro que não está lá, mais manda mesmo assim. Tirar o tal Contreras outro mala sem alça. As ideias são boas, mais essa de colocar o nome do corretor nas matrículas? É vincular o profissional a problemas futuros. O correto é que os cartório só pudessem lavrar escrituras acompanhando de um corretore. Plano de saúde já era pra ter a muito tempo, assim como plano de aposentadoria tipo cx de pecúlio como a OAB dispõe. Criar linha de crédito ao profissional da corretagem. Esse sindiscon tambem só atende as empresas.

Responder

2
1


Juliano Lobato - 19-09-2020 13:21:04

Colocar o nome do corretor na matrícula é impedir que o corretor seja responsabilizado por negócios que não intermediou e também entregar à sociedade a mensagem da importância de haver um profissional qualificado para analisar a legalidade da transação Imobiliária. Corretor não vende imóvel, quem vende imóvel é o proprietário. A função do corretor é aproximar e orientar as duas partes : comprador e vendedor do imóvel.

Responder

2
1


2 comentários

coluna popular
Não teve apoio de Bolsonaro
Recompensa por recuo?
Era servidora municipal
Sem chance
Corrida ao Senado

Últimas Notícias
25.10.2020 - 09:02
25.10.2020 - 08:54
25.10.2020 - 08:40
24.10.2020 - 18:19
24.10.2020 - 18:04


Muvuca (PL)

Adevair Cabral (PTB)

Chico 2000 (PL)

Misael Galvão (PTB)

Ricardo Lobo (PL)

Aladir (PL)

Sargento Joelson (SD)

Juca do Guaraná (MDB)

Luluca Ribeiro (MDB)

Macrean

Renivaldo Nascimento

Toninho de Souza

Edna Sampaio (PT)

Robson Cireia (PT)

Ricardo Saad

Oseas Machado (MDB)

Rogério Varanda

Alex Ribeiro (PP)

Maurélio (PSDB)

Dudu Santos

Marcelo Bussiki

Vinícyus Clovito

Diego Guimarães

Mário Nadaf

Marcos Veloso

Gisele Almeida

Orival do Farmácia

Wilson Kero-Kero

Dr. Xavier

Justino Malheiros

Zidiel Coutinho

Sargento Vidal

Dídimo Vovô

Clebinho Borges

Júlio da Power

Jamilson Moura

Emídio de Souza (PSL)

Adalberto Cavalcanti

Ricardinho

Kako do CPA

Dilemário Alencar

Max Campos (PSB)

Cezinha Nascimento

Edienes Hadassa

Dr Luiz Fernando

PF Rafael Ranalli

Gabriel Henrique

Itamar Jefferson (PL)

Cristiano Paraqueda

Sebastião Moraes

Daniel

Justino Campos

Rafael "Faré"

Darley Gonçalves

Osmar Rodrigues "Chefinho"

Elenir Pereira

Prof.instrutor Joaquim Neto

Diogo Fernandes

Ade Silva

Sargento Ozeni

Dito Paulo

Paulo Macedo

Luiz BA

Professor Frankes

Paulo da VGDI

Valdemir MM

Weto Salgado

Dr. Daúde

Bob Medina

Wagner Vinícius

Luis Carlos

Carlos Henrique do Correio

Adv Cris

Elenir Pereira

Zé Carlos

Luis Cláudio

Huelton Souza

Rosenil Luiz (Canelinha de pacu) (PL)

Sargento Ozeni

Luiz Poção (PL)

Edilson Odilon (PL)

Paulinho CPA

Germânio Araújo

Chico do Leblon

Delegado Garcia

Renato Anselmo

Cleber Adôrno

Doidinhoducorte

Neno do Pascoal Ramos

Prof. Jorginho

Itamar Carvalho

Sidney de Souza

Marquinhos Carioca

Renato Anselmo

Pablo Queiroz

Pastor Jeferson

Paulo do Carmo

Vinícius Pardi

Aroldo Telles

Marcus Brito Jr.

Elzio Xaulin

Ledevino Conceição

Elias Santos

Edmilson Carmo

Gato Louco

Nilda Tosca



Informe Publicitário