The news is by your side.

Competição, inovação e a riqueza de uma nação

0
As pessoas têm obsessão por competição.
 
Competição lhes dá migalhas. Um produto copiado, um pouco pior e mais barato do que o original que alguém, usando a sua mente criativa e genial, inventou e inovou, mudando a competição para a satisfação de desconhecidas necessidades ou soluções para outro patamar.
 
Não é a competição que cria riqueza mas, a liberdade individual, a livre iniciativa, a propriedade privada e, principalmente, a propriedade intelectual sobre o que foi criado, porque não existe instituições do livre mercado que permitem que homens mais geniais, mais esforçados, mais rápidos, realizem seus sonhos e sejam recompensados por criarem valor como ninguém mais ousou antes dele.

Competição é consequência, uma característica acessória cuja inexistência circunstancial não impede que o mercado funcione para o benefício de todos os atores. Num mercado livre, a competição existe como realidade ou como força potencial, como é a inovação. Num mercado competitivo, a inovação também pode se manter em estado potencial. Enquanto ela não der as caras, imperarão a estagnação, a luta por redução de preços, mesmo que isso leve à piora da qualidade dos produtos e serviços e da lucratividade geral.

O que enriquece uma sociedade é a inovação, seja para oferecer produtos e serviços inéditos com maior valor agregado ou processos disruptivos que aumentam a produtividade.

Uma sociedade que não protege a propriedade intelectual não protege a propriedade privada onde a propriedade é mais essencial. Para inovar, ninguém precisa de autorização. Somente quem copia o que outros trouxeram à existência precisa de licença do criador original.

Não é só uma questão econômica; criadores precisam viver do produto da sua mente materializado na forma que for. É uma questão de justiça. Ao dono de uma inovação, os louros por tê-la trazido ao mundo real.

 

Roberto Rachewsky – Empresário e articulista.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação