The news is by your side.

Secretário do Governo Parabeniza Poconé pelo aniversário de 241 anos

 

 

É comemorado nesta sexta-feira 21 de janeiro, o aniversário da Bela cidade Rosa Poconé.

O Secretário destacou alguns pontos importantes do município como sua luta,sua cultura e principalmente a economia que vem se destacando no estado de MT.

 

“Querida Cidade Rosa, como é conhecido o município mato-grossense de Poconé, completa 241 anos. Irmã da nossa amada Cuiabá, fazendo parte do Vale do Rio Cuiabá, é um importante cartão postal para o mundo, sendo a porta de entrada do Pantanal. Parabéns!!! “

 

HISTÓRICO DE POCONÉ

Poconé foi descoberta por Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, em 1777, após ouro ter sido descoberto. Seu primeiro nome foi Beripoconé, nome proveniente de uma tribo indígena que habitava a região.

Em 21 de janeiro de 1781, sob ordens de Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, Antônio José Pinto de Figueiredo criou a Ata de fundação do Arraial de São Pedro d’El Rey. O nome Arraial de Beripoconé não foi usado pelo gentílico ser considerado bárbaro, derivando do gentio “habitou nesta paragem.”

Em 25 de outubro de 1831, o Decreto Geral do Governo Regencial criou o município junto com seus limites políticos atuais de Villa de Poconé, o último nome sendo uma modificação do nome original.

O de 1831, criou o município com a denominação de Villa de Poconé, voltando o nome antigo, pouco modificado. Neste decreto, ocorreu pela primeira vez a designação de limites em ato de criação de município em Mato Grosso. Em 1 de julho de 1863, Poconé recebeu o estatuto de cidade via Lei Provincial.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação