The news is by your side.

Secretário do Governo Parabeniza Poconé pelo aniversário de 241 anos

0

 

 

É comemorado nesta sexta-feira 21 de janeiro, o aniversário da Bela cidade Rosa Poconé.

O Secretário destacou alguns pontos importantes do município como sua luta,sua cultura e principalmente a economia que vem se destacando no estado de MT.

 

“Querida Cidade Rosa, como é conhecido o município mato-grossense de Poconé, completa 241 anos. Irmã da nossa amada Cuiabá, fazendo parte do Vale do Rio Cuiabá, é um importante cartão postal para o mundo, sendo a porta de entrada do Pantanal. Parabéns!!! “

 

HISTÓRICO DE POCONÉ

Poconé foi descoberta por Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, em 1777, após ouro ter sido descoberto. Seu primeiro nome foi Beripoconé, nome proveniente de uma tribo indígena que habitava a região.

Em 21 de janeiro de 1781, sob ordens de Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, Antônio José Pinto de Figueiredo criou a Ata de fundação do Arraial de São Pedro d’El Rey. O nome Arraial de Beripoconé não foi usado pelo gentílico ser considerado bárbaro, derivando do gentio “habitou nesta paragem.”

Em 25 de outubro de 1831, o Decreto Geral do Governo Regencial criou o município junto com seus limites políticos atuais de Villa de Poconé, o último nome sendo uma modificação do nome original.

O de 1831, criou o município com a denominação de Villa de Poconé, voltando o nome antigo, pouco modificado. Neste decreto, ocorreu pela primeira vez a designação de limites em ato de criação de município em Mato Grosso. Em 1 de julho de 1863, Poconé recebeu o estatuto de cidade via Lei Provincial.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação