The news is by your side.

Adolescente é acusado de roubo e é algemado em shopping

0

 

 

 

“Eu estava só vendendo bala”, diz adolescente que foi algemado em shopping

 

Um ambulante de 15 anos foi algemado pela Brigada Militar (BM) dentro de um shopping em Porto Alegre na última terça-feira (18). A BM abriu uma sindicância para apurar a conduta do policial responsável pela medida.

De acordo com a RBS TV, o adolescente vendia doces na praça de alimentação do Shopping Bourbon Wallig quando foi abordado pelo policial. Pessoas que testemunharam a ação fizeram o registro em vídeo. Nas imagens, é possível ver o momento em que o adolescente é detido no chão pelo policial.

“Parece que eu roubei agora! Todo mundo vai falar que eu roubei. Aí, podem gravar por favor? Eu entrei no shopping vendendo bala, o que vocês estão fazendo? Parece que eu roubei vocês. Parece que eu roubei. Eu não roubei! Por que vocês estão fazendo isso comigo? Parece que eu roubei vocês. Eu estava só vendendo bala. Só estava sentado ali conversando!”, grita o adolescente.

A subcomandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Michele Maria, disse que entende que a conduta do policial foi regular. Ela afirmou que o agente foi chamado para apoiar a segurança do shopping por uma reclamação de perturbação. Disse que o adolescente resistiu à abordagem e, devido ao porte físico dele, o policial precisou algemar. Por fim, garantiu que, assim que foi identificado, as algemas foram retiradas e ele foi liberado porque não foi identificado nenhum crime.

O Grupo Zaffari, proprietário do shopping, disse em nota que o adolescente estava vendendo doces na praça de alimentação e passou a correr pelos corredores do empreendimento após notar a presença de um soldado da BM que se encontrava no local e que, posteriormente, fez a abordagem que aparece no vídeo.

O vídeo ganhou repercussão após ser publicado pela vereadora de Porto Alegre Bruna Rodrigues (PCdoB). Ela criticou a ação e disse que foi um ato de racismo. Bruna argumenta que uma súmula do Supremo Tribunal Federal (STF) diz que o uso de algemas em menores de idade “só é lícito em caso de resistência” ou “receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia”.

Assessores da vereadora acompanham o adolescente, que deve procurar a Polícia Civil para registro de ocorrência nesta segunda-feira (24).

Veja vídeo:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação