The news is by your side.

Fórum Sindical convoca manifestação e critica falta de diálogo com Governo

0

Da Redação

O Fórum Sindical, que reúne vários sindicatos das carreiras estaduais, convocou todos os servidores públicos do Estado para uma grande manifestação na Praça Alencastro na próxima quarta-feira (16), às 16h. Eles criticam a ausência de diálogo do governador Mauro Mendes com as categorias do serviço público.

De acordo com convocação compartilhada pela Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), que integra o Fórum Sindical há um pedido de agenda que tem ocorrido desde o ano passado, sem sucesso. O governador Mauro Mendes não tem atendido às pautas de reivindicações dos servidores públicos e não disponibilizou uma agenda oficial.

O ato faz parte do #16M, uma agenda nacional de mobilização, paralisação e manifestações em prol do serviço público, que ocorrerá em todos os estados brasileiros. Nos estados, a pauta da educação é convergente, e vão desde a reivindicação do piso salarial e jornadas de trabalho, à valorização de planos de carreira, concurso público e de formação pedagógica.

Em Mato Grosso as pautas são em defesa da reposição das perdas salariais acumuladas desde 2018, a Revisão Geral Anual (RGA), concurso público para diversas carreiras, contribuição previdenciária com o fim do confisco incidente sobre aposentados e pensionistas abaixo do teto, além da licença classista para os dirigentes sindicais.

“Este ano é crucial para a defesa do serviço público e da educação pública, de lutar contra o retrocesso nas políticas públicas de estado e contra a precarização dos trabalhadores e trabalhadoras promovido pelos governos estadual e federal, além de defender as pautas convergentes entre todas as categorias dos serviços públicos de Mato Grosso”, afirmou o presidente da Adunemat, professor Domingos Sávio.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação