The news is by your side.

Trajetória coloca Flávio Stringueta entre as apostas das eleições em 2022

0

Da Redação

Na Polícia Civil de Mato Grosso desde março de 2001, Flávio Henrique Stringueta (51 anos), é brasileiro, natural do município de Araçatuba, Estado de São Paulo, começou a sua trajetória em Mato Grosso em Alta Floresta (792 km de Cuiabá), passou por Lucas do Rio Verde (335 km da Capital) por mais de 8 anos, cidade em que nasceram seus dois filhos, e atualmente reside em Cuiabá, sendo um dos delegados mais conhecidos no estado mato-grossense, acumulando assim um extenso currículo de ações voltadas à segurança pública.

Como delegado de polícia, Stringueta chegou a Lucas do Rio Verde (MT) em dezembro 2001. Na época, Stringueta encontrou uma delegacia praticamente abandonada pelo estado, principalmente na questão de estrutura física. E mesmo assim conduziu seu trabalho de forma brilhante, reunindo uma equipe composta de investigadores, escrivães e estagiários com qualificações suficientes e à altura da sua capacidade profissional.

“Eu me fiz delegado em Lucas. Lá eu tive meus dois filhos e a realização de um outro sonho: dar aulas. Meus melhores amigos ainda estão em Lucas, assim como as melhores lembranças. É mais do que amor a essa maravilhosa cidade, que levarei em meu coração para a eternidade,” relembra Stringueta.

No ano de 2009, Flávio Stringueta foi reconhecido como Cidadão Luverdense, o que lhe agradou sobremaneira, pois se tornou um luverdense como seus filhos. A placa da inauguração da delegacia em 2012, também foi um reconhecimento e uma homenagem pelo seu trabalho.

Em 2019 ele recebeu uma homenagem em razão dos relevantes trabalhos prestados em prol a segurança do município, feita pelas lojas maçônicas Jaime Seiti Fujii, Razão Luverdense e Colunas do Rio Verde, todas de Lucas do Rio Verde.

“Me deixou surpreso e satisfeito ter recebido aquela comenda. Tudo o que eu sei, como delegado, eu aprendi em Lucas do Rio Verde. Quando saí de lá, fui aplicar o que conheci, nas demais unidades em que eu trabalhei”, declarou.

Já no ano de 2017, Flávio Stringueta também recebeu a honraria, na tradicional entrega dos títulos de Cidadão Cuiabano, considerando no decorrer da carreira, a dedicação dos profissionais ao município e a sociedade cuiabana. A solenidade foi em comemoração aos 298 anos da capital. “Me senti muito honrado e feliz tanto pelo reconhecimento do Dr. Marcos Veloso quanto da própria sociedade cuiabana que ele representa. Esse título de honraria me faz sentir mais apreço pela cidade que sempre me acolheu tão bem”, afirmou Flávio Stringuenta.

Conhecido como “delegado polêmico”, Stringueta carrega em sua história de vida, muitas investigações que acabam culminando em prisões dos verdadeiros “colarinhos brancos”.

A prova disso foram as investigações que levaram a Promotoria Pública a embargar os bens do ex-secretario de Obras de Lucas do Rio Verde, Rafael de Castro Balizardo, ação que culminou no fechamento da prefeitura de Lucas do Rio Verde na manhã do dia 11 de setembro de 2008.

Já na capital, Stringueta se destacou na Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), onde ficou por oito anos. No período, entre outras ações, coordenou ações de combate a crimes de roubos na modalidade “Novo Cangaço”, em caixas eletrônicos, bancos, defensivos agrícolas, carros fortes e sequestros. Também atuou na “Grampolândia Pantaneira”, ocorrência de repercussão em âmbito nacional.

Em março deste ano (2022), após a publicação de um artigo de opinião pessoal, o qual teve uma grande repercussão devido às duras críticas ao Ministério Público Estadual (MPE), o delegado foi afastado do cargo pela Diretoria Geral da Polícia Judiciária Civil, exonerado da titularidade da GCCO e recolocado para a 2ª DP da capital.

No entanto, isso não diminuiu em nada a sua trajetória, pelo contrário, Stringueta é um dos pré-candidatos favoritos para as eleições de 2022, aparecendo entre os principais nomes que pontuaram na pesquisa da Percent. Lançado como pré-candidato à Deputado Federal pelo Republicanos, Stringueta foi procurado e concorrido por diversos partidos. O delegado se destaca em suas redes sociais não só pelo seu carisma, mas também pela construção da sua carreira em Mato Grosso.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação