The news is by your side.

Bolsonaro veta ‘Lei Paulo Gustavo’

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou o Projeto de Lei denominado “Paulo Gustavo” que previa a destinação de quase R$ 4 bilhões do cofre federal para o setor cultural. A informação foi divulgada na terça-feira 5 pela Secretaria-Geral da Presidência e o veto foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União.

O projeto sugeria distribuir o valor para Estados e municípios reduzirem os impactos causados pela pandemia da covid-19 na área cultural.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, a proposta foi rejeitada por não se atrelar ao interesse público. Em nota, o governo justificou que a lei “enfraqueceria as regras de controle, eficiência, gestão e transparência”.

Lei Paulo Gustavo

No projeto, de autoria do senador Paulo Rocha (PT-PA), também indicava o repasse de quase R$ 3 bilhões do orçamento para o audiovisual. Já o restante seria utilizado para ações emergenciais no setor cultural. O valor seria custeado pelo Fundo Nacional de Cultura, do Orçamento da União, além de outras fontes que não foram detalhadas no texto.

A proposta foi aprovada pelo Senado em 15 de março por 74 votos favoráveis e nenhum contrário. Na época, o ex-secretário especial da Cultura e atual candidato a deputado federal Mário Frias, disse em suas redes sociais que o projeto era inconstitucional. “É um absurdo. A manobra feita é completamente inconstitucional”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação