The news is by your side.

Qual foi a primeira mensagem enviada em Código Morse e como esse código mudou o mundo

Nesta quarta-feira (27) celebramos o Dia do Código Morse, em que comemoramos a grande contribuição que o telégrafo deu à integração internacional

 

O código Morse é a “linguagem” na qual os telégrafos se comunicam. É um códice formado por listras, pontos e espaços que, quando combinados, formam palavras, números e símbolos. O telégrafo, por sua vez, funciona por meio de dois sinais elétricos: um curto, que corresponde ao ponto; e um longo, que corresponde à faixa. Ao combinar os pontos e traços de uma maneira específica, um telégrafo é capaz de transmitir qualquer mensagem por meio de impulsos elétricos.

código morse internacional | Domínio público

O Dia do Código Morse é comemorado em 27 de abril. Esta data foi escolhida em memória do nascimento do pai do telégrafo, Samuel Morse. Com este aniversário celebramos o grande contributo que a sua criação significou para o sector das telecomunicações e, consequentemente, para a integração internacional.

O uso dessa nova tecnologia permitiu, pela primeira vez na história, que pensamentos complexos fossem transmitidos entre lugares distantes em questão de segundos, marcando o início da “era da informação”.

Especificamente, este marco ocorreu na sexta-feira, 24 de maio de 1844. Naquele dia, Samuel Morse fez a primeira demonstração pública de seu telégrafo; enviando uma mensagem do Capitólio dos Estados Unidos (o edifício que abriga as duas câmaras legislativas em Washington) para a estação Baltimore Railroad na linha Baltimore-Ohio (a linha ferroviária mais antiga dos Estados Unidos).

A primeira frase transmitida por este sistema de comunicação foi “O que Deus fez?” , isto é, “O que Deus nos trouxe?”, que é uma expressão retirada do Antigo Testamento. A transmissão foi um sucesso e deixou claro até que ponto o código Morse era viável como sistema de comunicação remota. Depois disso, os trabalhadores começaram a colocar linhas de energia para transmitir informações para qualquer ponto do planeta.

Telégrafo original de Samuel Morse, retirado de uma gravura antiga | Domínio Público

Nem os militares, nem os políticos, nem os jornalistas, nem os mercados financeiros puderam evitar as consequências dessa frase. Em termos históricos, podemos equiparar o salto que o telégrafo significou para a integração internacional em sua época, o que a Internet significou para a globalização hoje.

Este idioma não é mais usado em nenhum tipo de comunicação oficial. Afinal, existem muitas outras tecnologias que permitem uma comunicação muito mais segura e amigável com os não iniciados (aprender Morse não é uma tarefa fácil). Hoje em dia, poucas organizações continuam a usá-lo regularmente, sendo os radioamadores e os escoteiros seus maiores defensores.

A maior tentativa de dar uma nova vida ao código Morse veio do Google. A gigante das telecomunicações soube de uma mulher com paralisia cerebral chamada Tania Finlayson, que usava o código Morse para se comunicar com seus entes queridos. A empresa olhou para o que ela era capaz de superar sua deficiência e fez uma parceria com ela para trazer o código para seus aplicativos, abrindo assim as portas para uma comunicação eficaz para pessoas ao redor do mundo com problemas semelhantes.

Assim que. você já sabe, se quiser usar o código morse de maneira simples e acessível, basta escolher essa opção no teclado do Google para iOS ou Android, que incorporaram esse idioma em seus sistemas. Embora você possa querer ir ainda mais longe e se juntar a uma organização reservada apenas para os amantes mais fiéis do código Morse: “The International Morse Preservation Society”.

 

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação