The news is by your side.

Qual foi a primeira mensagem enviada em Código Morse e como esse código mudou o mundo

Nesta quarta-feira (27) celebramos o Dia do Código Morse, em que comemoramos a grande contribuição que o telégrafo deu à integração internacional

0

 

O código Morse é a “linguagem” na qual os telégrafos se comunicam. É um códice formado por listras, pontos e espaços que, quando combinados, formam palavras, números e símbolos. O telégrafo, por sua vez, funciona por meio de dois sinais elétricos: um curto, que corresponde ao ponto; e um longo, que corresponde à faixa. Ao combinar os pontos e traços de uma maneira específica, um telégrafo é capaz de transmitir qualquer mensagem por meio de impulsos elétricos.

código morse internacional | Domínio público

O Dia do Código Morse é comemorado em 27 de abril. Esta data foi escolhida em memória do nascimento do pai do telégrafo, Samuel Morse. Com este aniversário celebramos o grande contributo que a sua criação significou para o sector das telecomunicações e, consequentemente, para a integração internacional.

O uso dessa nova tecnologia permitiu, pela primeira vez na história, que pensamentos complexos fossem transmitidos entre lugares distantes em questão de segundos, marcando o início da “era da informação”.

Especificamente, este marco ocorreu na sexta-feira, 24 de maio de 1844. Naquele dia, Samuel Morse fez a primeira demonstração pública de seu telégrafo; enviando uma mensagem do Capitólio dos Estados Unidos (o edifício que abriga as duas câmaras legislativas em Washington) para a estação Baltimore Railroad na linha Baltimore-Ohio (a linha ferroviária mais antiga dos Estados Unidos).

A primeira frase transmitida por este sistema de comunicação foi “O que Deus fez?” , isto é, “O que Deus nos trouxe?”, que é uma expressão retirada do Antigo Testamento. A transmissão foi um sucesso e deixou claro até que ponto o código Morse era viável como sistema de comunicação remota. Depois disso, os trabalhadores começaram a colocar linhas de energia para transmitir informações para qualquer ponto do planeta.

Telégrafo original de Samuel Morse, retirado de uma gravura antiga | Domínio Público

Nem os militares, nem os políticos, nem os jornalistas, nem os mercados financeiros puderam evitar as consequências dessa frase. Em termos históricos, podemos equiparar o salto que o telégrafo significou para a integração internacional em sua época, o que a Internet significou para a globalização hoje.

Este idioma não é mais usado em nenhum tipo de comunicação oficial. Afinal, existem muitas outras tecnologias que permitem uma comunicação muito mais segura e amigável com os não iniciados (aprender Morse não é uma tarefa fácil). Hoje em dia, poucas organizações continuam a usá-lo regularmente, sendo os radioamadores e os escoteiros seus maiores defensores.

A maior tentativa de dar uma nova vida ao código Morse veio do Google. A gigante das telecomunicações soube de uma mulher com paralisia cerebral chamada Tania Finlayson, que usava o código Morse para se comunicar com seus entes queridos. A empresa olhou para o que ela era capaz de superar sua deficiência e fez uma parceria com ela para trazer o código para seus aplicativos, abrindo assim as portas para uma comunicação eficaz para pessoas ao redor do mundo com problemas semelhantes.

Assim que. você já sabe, se quiser usar o código morse de maneira simples e acessível, basta escolher essa opção no teclado do Google para iOS ou Android, que incorporaram esse idioma em seus sistemas. Embora você possa querer ir ainda mais longe e se juntar a uma organização reservada apenas para os amantes mais fiéis do código Morse: “The International Morse Preservation Society”.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação