The news is by your side.

Líder indígena diz que preservação não é consenso e critica quem ‘grita como se fosse verdade absoluta’

0

Da Redação

O líder indígena Henrique Dias, da etnia Terena, participou de uma entrevista no programa Pânico, da Jovem Pan, nesta sexta-feira (6). Ele afirmou que a preservaçãonão é um consenso nas aldeias e opinou sobre o papel das ONGs para indígenas. “Há uma força política muito grande na ideia da preservação. A preservação de fato é não olhar para o indígena como um todo, existem outros grupos que gritam pelo povo indígena como se fosse verdade absoluta, isso não é verdade”, disse. “Há indígenas que buscam melhorias para sua própria vida, há políticas muito fortes de pessoas que não tem nada a ver com pessoas indígenas. Essa polarização tem trazido prejuízos muito grandes para os indígenas no Brasil.”

Para Henrique, a ideia da vida em aldeias afastadas de locais urbanos é uma utopia. “Queremos uma qualidade de vida melhor e procurar legalizar essas coisas que têm vivido em torno da ilegalidade. Quanto mais ilegal, mais prejuízo para a comunidade local. Esse olhar de que o indígena tem que ficar no mato e viver a vida dele me parece uma utopia”, afirmou.

“Mais cedo ou mais tarde, o indígena vai sair desse local para buscar vivências melhores para ele. Isso realmente é um atraso para nós enquanto realidade. Há ONGs que trazem ajuda, mas a maioria delas não. Algumas simplesmente querem trazer dificuldades para o próprio indígena”, explicou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação