The news is by your side.

Empréstimo de US$ 40 milhões do Governo recebe aval na CCJR

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

Com parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), o Projeto de Lei (PL) 431/2022, que autoriza o governo de Mato Grosso a contratar um empréstimo no valor de US$ 40 milhões, segue para última votação em Plenário e pode ser aprovado ainda nesta semana. Além dessa matéria, outros 31 projetos foram apreciados durante a 9ª reunião ordinária da CCJR, realizada nesta terça-feira (17).

O PL 431/2022, encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) por meio da Mensagem 83/2022 do Poder Executivo, autoriza a contratação de um empréstimo junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) com garantias da União.

De acordo com o texto, o governo estadual vai utilizar os recursos no Programa de Sustentabilidade Fiscal, eficiência e Eficácia do Gasto Público – Pró-Gestão, e viabilizar a aquisição de sistemas de tecnologia da informação. De acordo com o líder do governo, presidente da CCJR e relator do projeto, deputado Dilmar Dal Bosco, o recurso será aplicado na modernização dos sistemas operacionais da gestão executiva.

“O Estado vai adotar um sistema de gestão digital on-line e dar mais agilidade para quem precisa de serviços, como licença ambiental. Hoje já existe por meio do aplicativo do Detran e deverá ser ampliado para outras áreas. Agora é o Plenário que decide”, explicou o presidente da CCJR.

Sobre o fato de alguns deputados terem alegado que o governo tem dinheiro em caixa para adquirir a tecnologia, Dilmar Dal Bosco afirmou que ao contratar o empréstimo, o Estado passa a ter garantia de entrega por parte do fornecedor, uma vez que o recurso é vinculado e específico para o fim.

De acordo com a Mensagem encaminhada pelo Poder Executivo, o Pró-Gestão contempla  três setores estratégicos, saúde, assistência social e meio ambiente. Além disso, de acordo com o texto, vai proporcionar uma economia aos cofres públicos com redução de gastos com pessoas e modernização de compras públicas, gerando economia de até 15% na aquisição de veículos e equipamentos de informáticas e redução 50% de licitações de itens idênticos.

Também foi aprovado parecer favorável ao PL 432/2022, que altera a Lei 11.071/2019 e autoriza incluir e excluir ações do Plano Plurianual para o quadriênio 2020-2023.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação