The news is by your side.

Governo quer reduzir 50% a dependência de fertilizantes russos

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

O governo federal quer reduzir em 50% a dependência da importação de fertilizantes. O quadro se agrava desde o início da guerra na Ucrânia, já que a Rússia é grande exportadora do insumo. Por sua vez, a crise energética que atinge a China também afeta a disponibilidade dos insumos do planeta.

Em audiência no Senado Federal, o diretor de projetos do Ministério da Agricultura, Luis Eduardo Pacifici, fala em diminuir a dependência. “Do ponto de vista de abastecimento, o monitoramento logístico e a diplomacia dos fertilizantes tem dado os efeitos para prever estoques suficientes para que o agricultor possa fazer seu plantio no começo do verão. O que nós queremos em 2050 é transformar uma realidade de 85% em 50%”, afirmou, citando que países como Jordânia, Egito e Marrocos podem começar também a fornecer produtos ao Brasil.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário faz um alerta. “São necessários incentivo e apoio ao desenvolvimento de alternativas tecnológicas que tornem o Brasil menos dependendo do mercado internacional. O Brasil não pode esperar 30 anos, até 2050, para reduzir apenas 50% da dependência do mercado, onde não participa da formação de preços”, afirmou, defendendo o investimento em fertilizantes orgânicos. Na análise de Marcus Sidorukc, a cooperação internacional é importante para a melhoria tecnológica da produção de fertilizantes. O Brasil aparece como quarto maior consumidor de produtos, mas lidera a importação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação