The news is by your side.

MPF e PF deflagram Operação Via Áurea contra organização que comercializa ouro extraído de garimpos ilegais

Serão cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e um de prisão em cinco cidades, sendo três em Mato Grosso e duas em São Paulo

0

Da Redação

O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) deflagraram, na manhã desta terça-feira (14), a Operação Via Áurea, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa formada por pessoas e grupo de empresas, todos envolvidos na compra de ouro provenientes de garimpos ilegais em Mato Grosso (MT). Ao todo, serão cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e um de prisão.

As investigações tiveram início a partir de uma prisão em flagrante de uma pessoa que realizava o transporte de aproximadamente 1,7 quilo de ouro, sem nota fiscal ou qualquer documento legal que comprove a licitude do bem que originalmente pertenceria à União.

O ouro apreendido tinha como origem a cidade de Pontes e Lacerda (MT) e como destino, Cuiabá (MT).

As investigações apuraram que o ouro é extraído de garimpos clandestinos das terras indígenas existentes na região dos municípios mato-grossenses de Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e Nova Lacerda.

Além disso, foram identificados os principais integrantes da organização criminosa que, de fato, financiam a exploração ilegal do meio ambiente.

Foi expedido um mandado de prisão preventiva e outros 10 mandados de busca e apreensão a serem realizados nas cidades mato-grossenses Pontes e Lacerda, Cuiabá e Várzea Grande, e as cidades paulistas São José do Rio Preto e Catanduvas.

Além disso, a Justiça Federal também determinou o bloqueio de todos os veículos em nome dos investigados, bem como o bloqueio de valores em até R$ 9,6 milhões.

As investigações terão continuidade para identificar novos envolvidos e descapitalizar a organização criminosa que, ao comprar e vender ouro de origem ilegal, financiam diretamente a degradação do meio ambiente, poluem os rios da região e geram, consequentemente, um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.

O nome da operação VIA ÁUREA faz referência ao fato da prisão em flagrante ter ocorrido em uma rodovia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação