The news is by your side.

Banco Central eleva taxa de juros a 13,25%, maior patamar desde 2016

0

Da Redação

O Banco Central (BC) anunciou na noite de quarta-feira (15) o aumento na taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto porcentual, passando para 13,25% ao ano. O anúncio aconteceu depois da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do órgão.

Assim, com o 11º aumento seguido na taxa básica de juros da economia, a Selic atinge o maior patamar desde dezembro de 2016, quando estava em 13,75% ao ano.

A tendência de alta deve continuar, de acordo com o Banco Central, em política para combater a alta da inflação no país. Em comunicado na quarta-feira, o órgão manifestou que espera fazer novo reajuste na taxa básica na reunião programada para agosto, possivelmente entre 0,25 e 0,5 ponto porcentual.

Na nota oficial, o Banco Central manifestou que a inflação “segue surpreendendo negativamente” e citou argumentos como “pressões globais” de preços e “incerteza” de investidores com relação às regras fiscais brasileiras.

“O Comitê nota que a crescente incerteza da atual conjuntura, aliada ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos ainda por serem observados, demanda cautela adicional em sua atuação”, afirmou o BC em comunicado.

A política monetária adotada pelo Copom nas últimas reuniões tem como intenção frear o aumento da inflação no país. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio ficou em 0,47%, em desaceleração em relação ao mês anterior, mas com alta acumulada de 11,73% nos últimos 12 meses.

“O Comitê enfatiza que irá perseverar em sua estratégia até que se consolidem não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, concluiu a nota do BC.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação