The news is by your side.

Etapa de vacinação contra a brucelose em Mato Grosso termina dia 30 de junho

0

Da Redação

Termina no próximo dia 30 de junho a primeira etapa da campanha de 2022 de vacinação contra a brucelose em Mato Grosso. Todas as fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 meses e 8 meses de idade, e que não foram imunizadas no semestre passado, devem obrigatoriamente ser vacinadas.

A brucelose é uma doença bacteriana que acomete o trato reprodutivo dos bovinos, com maior incidência nas fêmeas, e pode ser transmitida para os seres humanos. Por isso, é fundamental a vacinação do rebanho, de acordo com o gerente de Relações Institucionais da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), o médico veterinário Nilton Mesquita.

“Como a doença é uma zoonose, ela pode ser transmitida para o homem e até mesmo a vacina, que é viva, pode representar risco à saúde de quem a manuseia. Por isso, até o manejo da vacina deve ser bem feito, pois o profissional pode se infectar com a aplicação da vacina”, esclareceu.

A vacinação deve ser feita por um veterinário ou um vacinador credenciado pelo profissional veterinário, para garantir os cuidados na manipulação da vacina, a correta aplicação, e fornecer o atestado de vacinação.

No ato da vacinação, também deve ser feita a marcação do número “2” no lado esquerdo da face do animal, caso tenha sido aplicada a vacina B19, ou a letra “V” se for utilizada a vacina RB51, usada como dose de reforço para as fêmeas mais velhas.

Uma vez imunizados os animais, o produtor deve comunicar a vacinação ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) até o dia 04 de julho, sob pena de multa.

Já a segunda etapa da campanha de vacinação, que abrange as propriedades rurais do Baixo-Pantanal Mato-grossense, começa em 1º de julho, com término em 31 de dezembro.

As propriedades irregulares com a vacinação contra a brucelose ficam impedidas de transitar com bovinos e bubalinos machos e fêmeas de qualquer idade, categoria ou finalidade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação