The news is by your side.

Senado aprova convite para debate com Moraes e Barroso sobre ativismo judicial

Da Redação

A Comissão de Fiscalização e Controle do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (21) convites aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso para uma audiência pública que debaterá o ativismo judicial.

O requerimento foi apresentado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que avalia que o Judiciário “precisa dar satisfações quanto às suas ações”. “Segundo as últimas pesquisas, dois terços da população brasileira veem com maus olhos a nossa corte suprema, e nós sabemos o quanto ela é importante para a nossa democracia”, afirmou.

Além de Barroso e Moraes, a Comissão convidou também os ex-ministros do Supremo Marco Aurélio Mello e Francisco Rezek, além de João Otávio Noronha, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), e outros juristas e advogados.

Além de Girão, outros parlamentares julgam necessária a presença dos ministros na audiência, que ainda não tem data marcada “Então, essa seria uma forma justa de trazê-los para concederem explicação ao povo brasileiro”, afirmou o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).

Na mesma sessão de terça, a comissão também aprovou um segundo pedido de audiência com um membro do STF: Nunes Marques. O ministro será questionado sobre uma viagem realizada a Paris em maio deste ano. Segundo reportagem do portal Metrópoles, o magistrado viajou à capital francesa em jatinho financiado por advogado.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação