USS Samuel B Roberts, popularmente conhecido como Sammy B, foi uma escolta de contratorpedeiros que participou da Batalha de Samar para a Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Um confronto militar que eles travaram contra o Japão, e durante o qual os navios japoneses atacaram os americanos por três horas sem poder vencê-los. Em particular, de acordo com a Associated Press, Sammy B desempenhou um papel importante, desativando um cruzador japonês e danificando significativamente outro. No entanto, ela foi atingida e afundou, matando 89 homens de uma tripulação de 224.
Aconteceu em 25 de outubro de 1944 no Mar das Filipinas, e a defesa dos americanos foi tão alta quanto o número de baixas, 1.600 pessoas morreram e vários navios ficaram pelo caminho. Entre eles, o USS Samuel B Roberts, que naufragou e agora foi encontrado pelo explorador Victor Vescovo.
Dividido em dois, o navio foi descoberto a uma profundidade de 6.985 metros, distância que o torna o naufrágio mais profundo já encontrado. É, portanto, 426 mais profundo que o USS Johnston, navio que até agora era considerado o afundado a uma distância maior e que também foi encontrado na mesma área há um ano. A título de comparação, o famoso Titanic, localizado na costa de Newfoundland, no Canadá, está localizado a uma profundidade de cerca de 3.800 metros.
“Foi uma honra extraordinária localizar este navio incrivelmente famoso e, ao fazê-lo, ter a oportunidade de contar sua história de heroísmo e dever para quem não conhece o navio e o sacrifício da tripulação”, explicou Vescovo, ex-comandante da Marinha dos EUA e também descobridor do USS Johnston. Assim, o explorador acrescenta uma conquista à investigação que vem conduzindo há algum tempo, e que busca principalmente navios afundados durante a Segunda Guerra Mundial.
Para esta constatação, os esforços têm sido notórios. Principalmente, pela falta de precisão na localização desses navios. Para encontrar o Sammy B em particular, a Caladan Oceanic Expeditions, empresa fundada por Vescovo, usou um sonar de varredura lateral de última geração instalado em um submarino. Uma ferramenta que serviu para rastrear as profundezas do Mar das Filipinas até fazer a descoberta espetacular.
A BBC aponta que apenas 2% dos naufrágios ultrapassam os 6.000 metros de profundidade. Para encontrar este navio eles tiveram que usar equipamentos e métodos especiais. Os pesquisadores se basearam em documentos históricos e utilizaram um submarino que pode afundar até 11 mil metros de profundidade.