The news is by your side.

Redeiras de VG participam da maior feira de artesanato da América Latina

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

 

A Associação das Redeiras de Limpo Grande (Tece Arte) retornou da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada  em Olinda, Pernambuco, com novos convites, clientes e admiradores da cultura tradicional de Várzea Grande. O grupo, que tem apoio da Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), representou a cidade pela segunda vez no evento, que reuniu mais de 300 mil pessoas entre os dias 6 e 17 de julho.

“É até difícil descrever a emoção. Clientes do ano passado voltaram para nos visitar, outros que ainda não nos conheciam pessoalmente foram até lá para se apresentar e agradecer pelos produtos; trocamos cartões de visita com curadores e artesãos de diferentes locais. Foi uma experiência incrível e que expandiu ainda mais o alcance de nossa cultura”, explicou a presidente da Tece Arte, Jilaine Maria da Silva.

A tecelagem de Limpo Grande é um patrimônio imaterial de Várzea Grande, protegido por lei, e cuja beleza e qualidade são evidentes para qualquer um que tenha a oportunidade de ver uma das redes de perto. “Muitos dos visitantes perguntavam se nosso processo envolvia algum tipo de máquina e ficavam encantados quando explicamos que não, que era totalmente manual, e quando contávamos a história da nossa comunidade”, contou Jilaine.

Além dos clientes, o evento também serviu para conseguir novas oportunidades para o grupo, como é o caso do convite para expor na “Casa do Brasil Central: do Cerrado ao Pantanal”, que acontece no Rio de Janeiro entre agosto e outubro deste ano, com apoio do Sebrae e curadoria de Renato Imbroisi.

“A Prefeitura e a Smecel acreditam que é de suma importância esse investimento na participação de nossos artesãos em feiras como a Fenearte, porque além de divulgar e levar as nossas tradições e belezas para estes lugares, é um esforço que soma ao alcance de nossa cultura em uma perspectiva internacional”, disse o superintendente de Cultura da Smecel, Joilson Marcos da Silva.

Além da Tece Arte, Várzea Grande também teve como representante o artesão Nei Roberto, que trabalha com produtos em madeira. O trabalho da Associação Tece Arte pode ser acompanhado pelas redes sociais em www.instagram.com/teceartemt, onde elas também recebem encomendas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação