The news is by your side.

PF cumpre mandado de prisão em Mato Grosso e mais 5 estados por desvio de R$ 1,7 milhão em auxílio

0

Da Redação

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (22) a Operação “Escamoteio”. A organização criminosa investigada causou prejuízos de R$ 1,7 milhão aos cofres públicos com participação de funcionários da Caixa Econômica Federal e colaboradores terceirizados, além de desviar o benefício das pessoas que tinham direito a ele.

No Mato Grosso e em outros cinco estados, foram cumpridos quatro mandados de prisão, 18 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens, além de dois mandados de suspensão do exercício de função pública – todos expedidos pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do MT.

Segundo a PF, o grupo alterava informações dos clientes junto ao aplicativo “Caixa Tem” e transferiam os valores para contas dos integrantes, efetuando pagamento de boletos ou realizando saques em terminais de auto-atendimento da instituição bancária.

O valor desviado, ainda conforme a polícia, é referente ao primeiro semestre deste ano. Esta é a primeira ação da Unidade Especial de Investigação de Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, que atua no combate a crimes e ataques que utilizam modus operandi altamente complexo e tecnológico. A operação contou também com apoio da Caixa Econômica Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.

Escamoteio

O nome da operação está relacionado à atuação dos criminosos, que se dedicavam a furtas valores das contas vítimas e movimentavam as quantias em contas de “laranjas”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação