Da Redação
No retorno do recesso legislativo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, ocorrida no dia 03/08/2022, houve a proposição do Deputado Estadual Dr João(MDB-MT) da criação de uma Frente Parlamentar para discutir a situação dos pacientes que fazem hemodiálise no estado, e a implementação de ações para criação de novas unidades de tratamento, principalmente nos municípios de Brasnorte, Campos de Júlio, Comodoro e Sapezal.
A reivindicação surgiu no dia 15/07/2022, na Câmara Municipal de Sapezal, e envolveu prefeitos, secretários municipais de saúde e vereadores. Na ocasião, o prefeito de Comodoro Rogério Vilela, relembrou um acidente que tirou muitas vidas, envolvendo pacientes do seu município que se deslocavam até Vilhena para fazer hemodiálise.
Visando a redução das grandes distâncias percorridas pelos pacientes com problemas renais, a expectativa agora é que seja elaborada uma nova política de hemodiálise para os 141 municípios do estado de Mato Grosso, principalmente para os municípios idealizadores da Frente Parlamentar.