The news is by your side.

Guardas municipais de Várzea Grande fazem curso de Libras

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

Uma turma de 15 guardas municipais começou, nesta semana, a participar do curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras, promovido pela Coordenação de Ensino da Guarda Municipal de Várzea Grande (GMVG). O objetivo é preparar a corporação para que esteja apta a atender de forma inclusiva à população surda.

O curso de 40 horas é ministrado pelo professor e intérprete de Libras, Márcio Damazio da Silva, e vai até o mês de outubro. Na primeira aula, ocorrida na última segunda-feira (1º), os alunos aprenderam o alfabeto, os números, algumas saudações e ainda puderam conhecer um pouco da história dos surdos na Humanidade, desde a Grécia antiga, onde eram condenados à morte, até a Atualidade. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais só foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão em 2002, com a sanção da lei nº 10.436, mas a exclusão social ainda é uma realidade.

A guarda municipal Fraulen Eliza Rodrigues de Miranda do Espírito Santo, que também é supervisora do Projeto Arte de Proteger, disse que se matriculou no curso para poder se comunicar com as crianças surdas que encontra nas escolas onde apresenta o teatro de fantoches e também com outros deficientes auditivos que vier a ter contato. “Nossa sociedade está aprendendo a incluir as pessoas com deficiência. Então, nós precisamos aprender de que maneira incluir. É muito importante que a gente saiba porque o problema da exclusão só vai ser resolvido quando toda a sociedade assumir que ela também é responsável e não só as pessoas deficientes”.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Alisson Baracat Salgado, a formação continuada é uma prática que existe desde a fundação da GMVG e que já está arraigada entre os servidores. “A população pode ficar tranquila que a Guarda sempre estará preparada. Nós treinamos nossos guardas para todo tipo de função e todo tipo de situação, no intuito de dar o melhor atendimento aos cidadãos”, afirma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação