The news is by your side.

“O PT prejudicou os indígenas”, diz cacique

0

 

Em entrevista ao OesteCast na quarta-feira (3), o cacique do povo Háliti Paresi, Ronaldo Zokezomaiake, criticou a ideologia que é pregada nas escolas do país e foi repassada ao resto do mundo, de que o índio brasileiro “para ser índio” tem que viver naqueles “moldes tradicionais antigos”. Ele afirmou que “conta nos dedos” as ONGs que realmente ajudam os índios e que a maioria vê o índio como uma “oportunidade de angariar fundos”.

Ronaldo declarou que a reforma feita na Funai durante a gestão do ex-presidente Lula (PT) prejudicou os indígenas. “Quando criaram a reforma da Funai, desestruturam um sistema que já estava funcionando. Ela retirou os indigenistas do trabalho na ponta e os levou para a cidade. As coisas ruins começaram aí.”

Há 18 anos, o cacique iniciu um projeto no médio-norte de Mato Grosso que zerou o índice de desnutrição na sua comunidade, gerando emprego e renda. Hoje eles cultivam 19 mil hectares. Ronaldo disse que “é patriota e ama o seu país”, e que “se não defender o seu país, a sua pátria, não é nem digno de viver aqui”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação