The news is by your side.

Cuiabá já alcançou 63,33% das metas estabelecidas para este ano no planejamento estratégico

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

A Prefeitura de Cuiabá já atingiu 63,33% das metas estabelecidas pelo Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégicos dos Municípios (GPE) para 2022. O resultado foi apresentado durante o 2º Ciclo de Monitoramento e Realinhamento, realizado nesta semana. A perspectiva do Município é alcançar, até o fim deste ano, a marca de pelo menos 70% dos objetivos previstos.

“Podemos avaliar esse resultado como um ponto positivo, pois mostra a evolução do engajamento das equipes setoriais no acompanhamento do planejamento estratégico de Cuiabá. É exatamente esse o objetivo do nosso prefeito Emanuel Pinheiro. Vamos nos empenhar ainda mais no compromisso de elaborarmos as metas, realizar as ações e informar os resultados”, disse o secretário municipal de Governo, Luis Claudio.

Substituindo o antigo Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI), o GPE é um sistema de apoio ao desenvolvimento das politicas públicas municipais, executado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A ferramenta é aplicada todas as áreas de atuação do Município, com saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social. Na Prefeitura, os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Planejamento.

Neste ano, os ciclos de monitoramentos acontecem mensalmente e têm como principal finalidade analisar o fluxo de lançamentos parciais das metas de curto prazo e suas respectivas ações. Outra vantagem da adesão ao GPE é o fato da ferramenta também contemplar ações de sustentabilidade, viso que Cuiabá é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O engajamento das equipes no acompanhamento parcial das metas e respectivos lançamentos ficou evidente. No âmbito das ações, foi verificada que algumas necessitam de atualização nos lançamentos. De forma geral, percebe-se forte envolvimento das pessoas na gestão do planejamento estratégico no município. A nossa intenção é que, nesse momento de interação, o Município faça uma análise das propostas como um todo.”, declarou o consultor e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Henrique Desidério.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Planejamento, a Prefeitura de Cuiabá tem aproximadamente 2 mil ações de iniciativas estratégicas (programas e projetos) para acompanhar os 90 indicadores municipais inseridos no Sistema GPE/TCE. Isso assegura o cumprimento das políticas públicas municipais ligadas à saúde, educação, obras, mobilidade, infraestrutura, economia e assistência social, entre outros.

“A Prefeitura de Cuiabá tem recebido apoio, orientação técnica do TCE para realinhamento do Plano Estratégico de longo prazo, no período que compreende 2021-2030, organizados em quase 90 indicadores. São anos de trabalho em parceria com o Tribunal de Contas e Universidade Federal de Mato Grosso”, detalhou o secretário municipal de Planejamento, Éder Galiciani.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação